Seleção Feminina de Ginástica Artística se reúne no Rio de Janeiro
8 de fevereiro de 2011Lais Souza – Entrevista
9 de fevereiro de 2011
USP adquire sistema que capta movimentos do corpo humano e permite corrigir possíveis erros na postura. Equipamento foi usado na produção do filme ‘Avatar’
Quando os fãs de cinema assistiram ao premiado filme ‘Avatar’ provavelmente não imaginavam que o mesmo tipo de tecnologia utilizada nas filmagens poderia ser usada para melhorar a performance de atletas. A Universidade de São Paulo (USP) adquiriu o mesmo sistema que foi utilizado para recriar os movimentos dos atores da produção de Hollywood.
A ginasta Daiane dos Santos foi convidada para testar o equipamento, servindo de modelo nas pesquisas do centro universitário. Após ser avaliada, foi constatado que a ex-campeã mundial estava utilizando mais força no apoio de uma das pernas no fim das acrobacias. Caso isso não fosse corrigido, a atleta poderia sofrer uma lesão no decorrer da temporada.
Para assistir ao vídeo da reportagem, clique aqui.