Divulgadas as ações disciplinares da FIG contra a Federação de Ginástica da Coréia e a fabricante de aparelhos AAI
19 de setembro de 2014Mundial de Ginástica Artística 2014
23 de setembro de 2014Depois que a escolha das ginastas da equipe russa já havia sido feita, novas decisões tiveram que ser tomadas e as sete ginastas que representarão a Rússia no Mundial são: Aliya Mustafina, Alla Sosnitskaya, Maria Kharenkova, Daria Spiridonova, Ekaterina Kramarenko, Tatiana Nabieva e Polina Fyodorova. A disputa pela última vaga está entre Nabieva e Fyodorova, algo que só será definido após os treinos de pódio da competição.
Viktoria Komova, mesmo obtendo o título nacional nas barras assimétricas sobre Aliya Mustafina, não pôde garantir sua vaga porque só contribuiria em um único aparelho, o que seria insuficiente para garantir uma vaga na equipe segundo Valentina e Andrei Rodionenko, coordenadores técnicos da seleção russa de ginástica artística. Komova estava pretendendo recuperar suas séries de salto e trave, mas foi impedida pelos seus médicos, que acreditam que isso possa atrapalhar a recuperação de sua lesão no tornozelo. A próxima competição internacional de Viktoria deve ser o Campeonato Europeu do próximo ano. Algo semelhante ocorreu com Ksenia Afanasyeva, que estava tentando treinar salto e solo para o Mundial de Nanning, mas teve esse processo interrompido para que possa se recuperar totalmente de suas cirurgias no tornozelo. A campeã mundial no solo passou por três procedimentos cirúrgicos em menos de um ano, e agora tem como objetivo se mostrar competitiva o suficiente pra fazer parte da equipe russa nos Jogos Olimpicos do Rio em 2016. Maria Paseka sofreu uma leve lesão no tornozelo, que não atrapalharia a ginasta de participar do Mundial, mas que afetou o psicológico da atleta que não sabe ao certo no que poderia contribuir para a equipe na China, sendo esse o motivo da sua retirada da equipe.
Tatiana Nabieva tem constantemente deixado e retomado a ginástica desde 2012, mas ainda sim pode contribuir bem para equipe no salto e nas barras, aparelhos onde a experiente ginasta recentemente obteve medalhas individuais na Russian Cup, competição nacional que serviu como preparação e seletiva para o Mundial. Polina Fyodorova é especialista na trave e solo e garantiu finais nesses dois aparelhos em todas as últimas competições nacionais em que participou, mas sua presença como titular da equipe não seria de tanta ajuda quanto a de Nabieva, pois provavelmente só poderia contribuir com a equipe na fase classificatória da competição.
Com a saída de Maria Paseka, o salto de Nabieva torna-se praticamente indispensável para completar o line-up russo com três yurchenkos com dupla pirueta. Tatiana ainda pode disputar a vaga de terceira ‘barrista’ com Ekaterina Kramarenko (mesmo depois de 2007 continua sendo importante), num line-up que será liderado pelas medalhistas européias Aliya Mustafina e Daria Spiridonova.
Post de Stephan Nogueira. Fonte: RRG
Foto: Christian Thomas