Quem é fã de ginástica artística ainda não pôde ver alguns dos principais nomes brasileiros, como Daniele Hypolito e Jade Barbosa, em ação depois da virada do ano. No entanto, isso está longe de significar que 2014 ainda não começou para as atletas da seleção brasileira. As meninas da Ginástica Artística iniciaram 2014 com um estágio de treinamento fora do Brasil e se dividiram em dois grupos: algumas disputaram o WOGA Classic International, nos Estados Unidos; as outras estão agora em Curitiba, nos últimos preparativos para os Jogos Sul-Americanos.
Na noite de 15 de janeiro, 11 ginastas embarcaram para Barcelona, onde fizeram o primeiro camping do ano, que durou duas semanas. As atividades foram intensas e contaram com três sessões de treinamento em alguns dias. Tais atividades seguem com o planejamento de preparar as atletas, tanto as mais experientes quanto as mais jovens, para os compromissos internacionais deste ano e também para as Olimpíadas do Rio de Janeiro.
No último dia 31, Daniele Hypolito, Jade Barbosa, Lorrane Oliveira, Mariana Valentin, Raquel Silva e Rebecca Avelino retornaram ao Brasil, enquanto as outras seguiram para os EUA. Agora, as meninas do grupo que ainda não disputaram nenhum campeonato em 2014 se preparam para representar o Brasil nos Jogos Sul-Americanos, no Chile, em março.
A chefe de delegação e coordenadora de Ginástica Artística Feminina da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), Georgette Vidor, afirma que ficou satisfeita com o desempenho das atletas durante o camping. “Nós treinamos com 11 meninas, a maior parte delas da Seleção de 2013. Este ano iniciaremos as atividades com mais 12, mas a ideia é continuar trabalhando com um grupo de cerca de 20 ginastas. Os treinamentos foram bem fortes, em um centro de alto rendimento, que abriga inúmeros esportes e que conta com dois ginásios de ginástica artística espetaculares. Nós treinamos juntas com ginastas da região da Catalunha”, contou.
Antes de embarcarem para Santiago, para os Jogos Sul-Americanos, elas estão participando de mais um treinamento de campo, dessa vez na região sul do Brasil. A competição, que reúne 43 modalidades e 14 países, é importante para as atletas, principalmente como forma de preparação para os Jogos Olímpicos de 2016. “Nos Jogos Sul-Americanos, esperamos ganhar todas as medalhas possíveis”, completou Georgette.
A seleção que competirá o Sul-Americano será formada por Jade Barbosa, Daniele Hypólito, Letícia Costa, Juliana Santos, Lorrane dos Santos e Julie Kim.
Agenda começa em maio com a ginástica de trampolim e encerra em novembro com a…
Com duas medalhas olímpicas no peito, ginasta escolhe se aposentar aos 34 anos Crédito: Um…