Retrospectiva GBB 2012 – Parte 2

Segunda parte da Retrospectiva GBB 2012! Você ainda se lembra dos fatos que marcaram a ginástica do Brasil esse ano?

Julho

* A CBG confirmou a exclusão de Jade Barbosa da equipe olímpica. Jade chorou, voltou atrás, disse que assinaria o contrato, mas a CBG foi firme e não voltou atrás na decisão.

* Com Jade fora de jogo, a equipe feminina do Brasil foi definida: Bruna Leal, Daniele Hypólito e Adrian Gomes se garantiram como titulares. As duas vagas restantes seriam definidas entre as ginastas Daiane dos Santos, Ethiene Franco, Lais Souza e Harumy Freitas. As duas vagas acabaram ficando com Daiane dos Santos e Lais Souza. O público brasileiro ficou esperançoso com a volta de Lais.

* Sérgio Sasaki foi confirmado como o representante da vaga individual geral do Brasil.

* Lais Souza quebrou o dedo durante a última semana de treinamentos para os Jogos Olímpicos e foi cortada da equipe. Ethiene Franco foi confirmada para substituí-la.

* Adrian Gomes também se lesionou e foi substituída por Harumy Freitas.

* Equipe feminina do Brasil fica em último lugar nos Jogos Olímpicos. Daiane dos Santos foi a melhor representante do Brasil nos Jogos. Nenhuma ginasta se classificou para as finais. Essa foi a pior participação da equipe feminina do Brasil em uma edição dos Jogos Olímpicos desde Sidney, em 2000.

* Diego Hypólito caiu e ficou fora da final de solo. Arthur Zanetti se classificou em 5º lugar para a final de argolas e Sérgio Sasaki também entrou para a final do individual geral.

Agosto

* Com 88,965, Sérgio Sasaki foi o 10º melhor ginasta na final individual geral olímpica. Fez história para o Brasil!

* Arthur Zanetti foi campeão olímpico de argolas e marcou seu nome na história da ginástica mundial! Também fez história para o Brasil. Esse é o fato mais grandioso a ser lembrando nessa retrospectiva!

* O novo código de pontuação é aprovado.

Setembro

* Daniele Hypólito lesiona o tornozelo durante o salto na competição por equipes do Campeonato Brasileiro.

* O Flamengo foi campeão brasileiro por equipes, no feminino, e o SERC é campeão brasileiro por equipes no masculino.

* Sérgio Sasaki foi campeão brasileiro individual geral e Jade Barbosa foi a campeã. Rebeca Andrade foi a campeã juvenil.

* Morreu a ginasta Eduarda Queiroz em um acidente de carro. A comunidade da ginástica do Brasil se comoveu com a morte trágica de Eduarda.

* Aconteceu o Campeonato Brasileiro Juvenil: Flamengo foi campeão por equipes no feminino e o SERC foi o campeão por equipes no masculino. Rebeca Adrande e Fellipe Arakawa foram os campeões individual geral. A ginasta Lorrane dos Santos impressionou o Brasil executando um duplo twist carpado na final de solo do campeonato.

Outubro

* O Brasil dominou o Campeonato Sul-Americano de todas as categorias (exceto adulta), conquistando, praticamente, todos os ouros da competição.

* Sérgio Sasaki ficou em 3º lugar individual geral do Aberto Mexicano de Ginástica.

* O ginasta Victor Rosa finalmente se recuperou da cirugia no ombro e retomou os treinos, agora sob os olhares de Antonio Gonzalez, técnico do Minas Tênis Clube.

* Jade Barbosa fez declaração polêmica sobre a CBG:  “100% dos atletas estão insatisfeitos com a Confederação Brasileira de Ginástica”.

* CEGIN foi campeão por equipes no Campeonato Brasileiro Infantil feminino e GNU foi campeão masculino. Carolyne Pedro, João Santiago (categoria sub-12) e Lucas Cardoso (categoria sub-14) foram os campeões individual geral.

* CBG convocou equipes inusitadas para a participação no Campeonato Sul-Americano adulto.

* André Ourives, pai da ginasta Nadhine Ourives, falou ao GBB e contou um pouco da trajetória de sua filha na ginástica.

Novembro

* Eleições da CBG para o próximo ciclo foi o assunto do mês no GBB. Duas chapas se candidataram à presidência, entre elas, uma chapa formada pela presidente Luciene Rezende.

* É anunciada uma nova competição internacional de ginástica artística no Brasil: a Arnold Classic, que tem a marca de Arnold Schwarzenegger.

* A Argentina foi campeã por equipes no Sul-Americano adulto, e o Brasil ficou na segunda colocação. No masculino, o Brasil garantiu o primeiro lugar pódio. Adrian Gomes e Francisco Barreto foram os campeões individual geral. Os ginastas brasileiros levaram praticamente todos os ouros nas finais por aparelhos.

* ONG Qualivida foi campeã por equipes no Brasileiro Pré-Infantil feminino e Flamengo foi campeão no masculino. Luisa Domingues e Aladim Oliveira foram os campeões individual geral.

* A equipe masculina do Brasil ficou em 4º lugar na Art New competition, na Alemanha, depois de se classificar em 2º para a final, atrás apenas da equipe do Japão.

* Rebeca Andrade e Arthur Nory foram os campeõs da Etapa Final do Circuito Caixa.

* Ginásio de ginástica do Flamengo, casa das maiores conquistas da ginástica do Brasil, pegou fogo. Ninguém saiu ferido.

Dezembro

* Maria Luciene Resende foi reeleita presidente da CBG.

* Arthur Zanetti conquistou o ouro nas argolas na Toyota International Cup.

* Ginastas do Brasil brilharam na Voronin Cup 2012: Ana Flávia terminou em sexto lugar no individual geral, e Mariana Oliveira terminou em terceiro, atrás apenas das
novas estrelas juvenis da Rússia,
Evgeniya Shelgunova e Maria Kharenkova, que ficaram em primeiro e segundo lugar
respectivamente.

Mariana saltou um DTY e conseguiu uma nota final de 15,200!

* Fecharam o ano com chave de ouro: Marcos Goto, técnico de Arthur Zanetti, foi eleito pelo COB o melhor técnico individual de 2012, e Arthur Zanetti foi eleito o melhor atleta do ano!!!

Confira todos fatos mencionados, na íntegra, fazendo uma pesquisa rápida pelo blog…E que tenhamos um excelente 2013!

Postagens Recentes

  • ginástica

UPAG PAGU define calendário da ginástica pan-americana para 2025

Agenda começa em maio com a ginástica de trampolim e encerra em novembro com a…

  • Notícias

Obrigado Zanetti! Ídolo do esporte brasileiro encerra carreira

Com duas medalhas olímpicas no peito, ginasta escolhe se aposentar aos 34 anos Crédito: Um…