Equipe de ginástica artística da Rússia pretende faturar dois ouros no Rio de Janeiro
29 de dezembro de 2012VÍDEOS DE DESTAQUE
31 de dezembro de 2012Segunda parte da Retrospectiva GBB 2012! Você ainda se lembra dos fatos que marcaram a ginástica do Brasil esse ano?
Julho
* A CBG confirmou a exclusão de Jade Barbosa da equipe olímpica. Jade chorou, voltou atrás, disse que assinaria o contrato, mas a CBG foi firme e não voltou atrás na decisão.
* Com Jade fora de jogo, a equipe feminina do Brasil foi definida: Bruna Leal, Daniele Hypólito e Adrian Gomes se garantiram como titulares. As duas vagas restantes seriam definidas entre as ginastas Daiane dos Santos, Ethiene Franco, Lais Souza e Harumy Freitas. As duas vagas acabaram ficando com Daiane dos Santos e Lais Souza. O público brasileiro ficou esperançoso com a volta de Lais.
* Sérgio Sasaki foi confirmado como o representante da vaga individual geral do Brasil.
* Lais Souza quebrou o dedo durante a última semana de treinamentos para os Jogos Olímpicos e foi cortada da equipe. Ethiene Franco foi confirmada para substituí-la.
* Adrian Gomes também se lesionou e foi substituída por Harumy Freitas.
* Equipe feminina do Brasil fica em último lugar nos Jogos Olímpicos. Daiane dos Santos foi a melhor representante do Brasil nos Jogos. Nenhuma ginasta se classificou para as finais. Essa foi a pior participação da equipe feminina do Brasil em uma edição dos Jogos Olímpicos desde Sidney, em 2000.
* Diego Hypólito caiu e ficou fora da final de solo. Arthur Zanetti se classificou em 5º lugar para a final de argolas e Sérgio Sasaki também entrou para a final do individual geral.
Agosto
* Com 88,965, Sérgio Sasaki foi o 10º melhor ginasta na final individual geral olímpica. Fez história para o Brasil!
* Arthur Zanetti foi campeão olímpico de argolas e marcou seu nome na história da ginástica mundial! Também fez história para o Brasil. Esse é o fato mais grandioso a ser lembrando nessa retrospectiva!
* O novo código de pontuação é aprovado.
Setembro
* Daniele Hypólito lesiona o tornozelo durante o salto na competição por equipes do Campeonato Brasileiro.
* O Flamengo foi campeão brasileiro por equipes, no feminino, e o SERC é campeão brasileiro por equipes no masculino.
* Sérgio Sasaki foi campeão brasileiro individual geral e Jade Barbosa foi a campeã. Rebeca Andrade foi a campeã juvenil.
* Morreu a ginasta Eduarda Queiroz em um acidente de carro. A comunidade da ginástica do Brasil se comoveu com a morte trágica de Eduarda.
* Aconteceu o Campeonato Brasileiro Juvenil: Flamengo foi campeão por equipes no feminino e o SERC foi o campeão por equipes no masculino. Rebeca Adrande e Fellipe Arakawa foram os campeões individual geral. A ginasta Lorrane dos Santos impressionou o Brasil executando um duplo twist carpado na final de solo do campeonato.
Outubro
* O Brasil dominou o Campeonato Sul-Americano de todas as categorias (exceto adulta), conquistando, praticamente, todos os ouros da competição.
* Sérgio Sasaki ficou em 3º lugar individual geral do Aberto Mexicano de Ginástica.
* O ginasta Victor Rosa finalmente se recuperou da cirugia no ombro e retomou os treinos, agora sob os olhares de Antonio Gonzalez, técnico do Minas Tênis Clube.
* Jade Barbosa fez declaração polêmica sobre a CBG: “100% dos atletas estão insatisfeitos com a Confederação Brasileira de Ginástica”.
* CEGIN foi campeão por equipes no Campeonato Brasileiro Infantil feminino e GNU foi campeão masculino. Carolyne Pedro, João Santiago (categoria sub-12) e Lucas Cardoso (categoria sub-14) foram os campeões individual geral.
* CBG convocou equipes inusitadas para a participação no Campeonato Sul-Americano adulto.
* André Ourives, pai da ginasta Nadhine Ourives, falou ao GBB e contou um pouco da trajetória de sua filha na ginástica.
Novembro
* Eleições da CBG para o próximo ciclo foi o assunto do mês no GBB. Duas chapas se candidataram à presidência, entre elas, uma chapa formada pela presidente Luciene Rezende.
* É anunciada uma nova competição internacional de ginástica artística no Brasil: a Arnold Classic, que tem a marca de Arnold Schwarzenegger.
* A Argentina foi campeã por equipes no Sul-Americano adulto, e o Brasil ficou na segunda colocação. No masculino, o Brasil garantiu o primeiro lugar pódio. Adrian Gomes e Francisco Barreto foram os campeões individual geral. Os ginastas brasileiros levaram praticamente todos os ouros nas finais por aparelhos.
* ONG Qualivida foi campeã por equipes no Brasileiro Pré-Infantil feminino e Flamengo foi campeão no masculino. Luisa Domingues e Aladim Oliveira foram os campeões individual geral.
* A equipe masculina do Brasil ficou em 4º lugar na Art New competition, na Alemanha, depois de se classificar em 2º para a final, atrás apenas da equipe do Japão.
* Rebeca Andrade e Arthur Nory foram os campeõs da Etapa Final do Circuito Caixa.
* Ginásio de ginástica do Flamengo, casa das maiores conquistas da ginástica do Brasil, pegou fogo. Ninguém saiu ferido.
Dezembro
* Maria Luciene Resende foi reeleita presidente da CBG.
* Arthur Zanetti conquistou o ouro nas argolas na Toyota International Cup.
* Ginastas do Brasil brilharam na Voronin Cup 2012: Ana Flávia terminou em sexto lugar no individual geral, e Mariana Oliveira terminou em terceiro, atrás apenas das
novas estrelas juvenis da Rússia,
Evgeniya Shelgunova e Maria Kharenkova, que ficaram em primeiro e segundo lugar
respectivamente.
Mariana saltou um DTY e conseguiu uma nota final de 15,200!
* Fecharam o ano com chave de ouro: Marcos Goto, técnico de Arthur Zanetti, foi eleito pelo COB o melhor técnico individual de 2012, e Arthur Zanetti foi eleito o melhor atleta do ano!!!
Confira todos fatos mencionados, na íntegra, fazendo uma pesquisa rápida pelo blog…E que tenhamos um excelente 2013!