Você ainda se lembra de tudo o que aconteceu com a ginástica do Brasil esse ano? O GBB entra no clima de fim de ano e prepara para vocês uma lista, mês a mês, dos acontecimentos mais importantes de 2012.
Janeiro
* Diego Hypólito lesionou o ombro durante os treinos para as classificatórias de Londres. Acabou ficando fora da competição e desfalcando a equipe do Brasil.
* Georgette Vidor, comandante da seleção feminina de ginástica, falou exclusivamente ao GBB um dia antes da competição classificatória de Londres. Relembre:
“A geração 2012 é uma geração que se perdeu. Esperava-se muito da
Letícia Costa e da Harumy Freitas, mas elas nem estão aqui. Espero que
essas meninas consigam a vaga, senão acredito que a maioria delas pare. E
só temos elas… Diferente dos outros países que estão de certa forma
renovados, nossa equipe é a mais velha da competição. Só uma pessoa
guerreira como eu assumiria o comando de uma seleção neste estado. E
essas ginastas estão recebendo uma pressão enorme para obterem o
resultado! Os ginastas do Brasil, neste momento, sentem-se muito
pressionados pela mídia. Nossos planos agora são a longo prazo: 2016 e
2020.”
* Surpreendendo a todos, a seleção feminina de ginástica conseguiu a última vaga por equipes para os Jogos de Londres. A equipe masculina, desfalcada mas ainda forte, passou perto da conquisa inédita da vaga por equipes nos Jogos Olímpicos. A colocação final da equipe garantiu mais uma vaga para o Brasil, que já estaria presente nos Jogos com Arthur Zanetti e Diego Hypólito.
* O Gym Blog Brazil fez história entre os fãs de ginástica: foi a única mídia brasileira que enviou informações ao vivo das classificatórias olímpicas. Foi emocionante a participação em massa na nossa página no Facebook.
Fevereiro
* O Minas Tênis Clube movimentou a ginástica do Brasil: contratou dois técnicos novos para a ginástica masculina e ainda conseguiu tirar o ginasta Victor Rosa do Flamengo.
* A CBG anunciou os integrantes das seleções de ginástica artística para o ano. Seleção masculina: Arthur Nory O. Mariano, Arthur Zanetti, Caio Costa, Danilo Nogueira, Diego Hypólito, Francisco Barreto, Mosiah Rodrigues, Péricles Fouro Silva, Petrix Barbosa, Sérgio Sasaki e Victor Cardoso Rosa . Seleção feminina: Adrian Gomes, Ana Claudia Silva, Bruna Leal, Daiane dos Santos, Daniele Hypólito, Ethiene Franco, Gabriela Soares, Harumy Freitas, Jade Fernandes Barbosa, Letícia Costa e Priscila Cobello.
* Adrian Gomes operou o joelho e Sérgio Sasaki se recuperou da cirurgia feita no pé.
* Caio Souza foi contradado pelo Flamengo.
Março
* Diego Hypólito voltou a treinar mas sentiu o joelho e acabou fazendo uma artroscopia. Acabou desabafando sobre o ginásio do Flamengo: “Precário, quente e sujo.”
* Gabriela Soares sofreu uma pequena fraturas nas costas, na região lombar, e ficou fora da Copa do Mundo de Doha.
* Foi confirmado que São Bernardo sediaria o Meeting Internacional de Ginástica. As ginastas da seleção foram convocados para os treinamentos visando o campeonato.
Abril
* O Centro de Treinamento Nacional de Ginástica foi inaugurado!
* CBG definiu as seleções que competiriam no Meeting. Lais Souza foi convocada!
* O Brasil participou do 17º International Junior Cup, e o ginasta Lucas Bittencourt terminou na terceira colocação no individual geral.
* O GBB esteve presente no Meeting Internacional de Ginástica, que recebeu sete países nessa edição!
* O Brasil foi campeão por equipes no masculino e ouro no individual geral com Péricles Silva. Arthur Zanetti apresentou a nova série de argolas, de nota de partida 6,8, e conseguiu um 15,900 na competição. Lais Souza mostrou potencial e boa forma no salto.
* Julie Kim mudou-se da Yashi para o Flamengo.
* Ethiene Franco foi cortada da Copa do Mundo da Croácia e Laia Souza é convocada.
Maio
* Seletiva juvenil de ginástica artística, realizada no CT, foi o assunto do mês. Georgette Vidor pegou pesado com ginastas que estavam acima do peso.
* Juliana Santos, ginasta do GNU, inicia sua carreira como técnica de ginástica.
* Rebeca Andrade e Petrix Barbosa forma os campeõs do Troféu Brasil.
* Daniele Hypólito e Arthur Nory são os campeões da 1ª Etapa do Circuito Caixa.
Junho
* Com o intuito de familiarizar os atletas juvenis ao ambiente dos Jogos Olímpicos, o COB decidiu levar a ginasta Rebeca Andrade para os Jogos de Londres.
* Demorou, mas saiu: foi anunciada a lista com os nomes das ginastas que treinariam para os Jogos Olímpicos. Todos sentiram falta dos nomes de Lais Souza e Priscila Cobello, que foram convocadas às pressas 5 dias depois da primeira convocação.
* Jade Barbosa não se apresentou aos treinamentos da seleção e colocou sua participação nos Jogos de Londres em risco. Discussões infinitas e polêmicas entre a ginasta e a CBG foi prato cheio para a mídia esportiva do Brasil durante o mês de junho.
Agenda começa em maio com a ginástica de trampolim e encerra em novembro com a…
Com duas medalhas olímpicas no peito, ginasta escolhe se aposentar aos 34 anos Crédito: Um…