MASCULINO
Solo
A final de solo foi uma ótima prévia do Campeonato Mundial. Estiveram presentes: Alexander Shatilov, Diego Hypólito, Zou Kai, Eleftherios Kosmidis, e faltaram Steven Legendre, Thomas Sepulveda, Kohei Uchimura e Marian Dragulescu. Imagina a final do Mundial com esses 8 ginastas que mencionei? Seria a final mais empolgante de se assistir. Entretanto, entre os que competiram, Diego levou a melhor! Foi ouro com 15.925. Diego chegará no Mundial com a moral elevada e poderá se consagrar tricampeão mundial de solo.
Cavalo com alças
Falou em cavalo com alças, falou em Krisztian Berki. O nome do ginasta é facilmente associado a esse aparelho, como na época do romeno Marius Urzica. Entretanto o ginasta não fez uma boa série e perdeu o ouro para o chinês Zhang Hongtao. Havia um outro ginasta “de nome” nessa final, mas errou a série e ficou em último lugar: o esloveno Saso Bertoncelj. Faltaram: Louis Smith e Prashanth Sellathurai. Diego competiu nesse aparelho mas, como é um aparelho que ele é fraco, não avançou ás finais.
Argolas
Essa final foi disputadíssima: Arthur Zanetti, Ali Al Asi, Yuri Van Gelder, Xuan Luo e Eleftherios Petrounias. Petrounias levou a melhor com 15.900. Arthur fez uma ótima série (15.475) e por 2 décimos não levou o bronze. Faltaram nessa final: CJ Maestas, Jordan Jovtchev, Samir Ait Said e Alexander Balandin, que provavelmete não estará no Mundial, por conta de lesão.
Salto
Igor Radivilov foi ouro, Anton Golotsutskov foi prata e Diego Hypólito foi bronze. Diego tentou o tsukahara com tripla pirueta na classificatória, mas saltou a dupla e meia na final. Acabou tirando mais nota porque a dupla e meia foi mais limpa. Thomas Bouhail não estava presenta nessa final, mas provavelmente estará no Mundial.
Paralelas
Mitja Petkovsek, apesar de favorito, ficou com a prata. Eu, particularmente, adoro a série e a postura de Mitja, mas quem ganhou foi o chinês Wang Guanyin, com um altíssimo 16.150. Empatados em terceiro: Anton Fokin (que eu também gosto demais) e Vasileios Tsolakidis.
Barra fixa
A pior final do dia. Séries muito sujas, mal executadas e várias quedas. O chinês Zou Kai e o argentino Nicolas Cordoba salvaram a final. Nicolas era reserva, entrou no lugar de Zonderland, e ficou com a prata. Fez uma série simples mas bem limpa, bem gostosa de se ver. Pelo twitter eu havia dito: “Cordoba ficou em segundo! Parabéns! Entrou como reserva e saiu com a prata! Deve ter tido a nota de execução mais alta da final”. Conferido agora vi que realmente teve: 9.025! Faltou uma galera nessa final: Epke Zonderland, Danell Leyva, Fabian Hambuechen, Koji Uematsu…
FEMININO
Salto
Nenhuma ginasta tinha condições de ganhar da Jade a não ser que ela errasse. Mas como ela acertou, ficou com o ouro. Tomara que Jade dificulte os saltos para o Mundial! Destaques dessa final: Alexa Moreno saltando reversão com pirueta e meia e Adrian Gomes saltando yurchenko com pirueta e meia. Super destaque dessa final: a israelense saltando yurchenko com dupla pirueta e reversão com pirueta! Acabou ficando com a prata.
Paralelas
A campeã desse aparelho está praticamente garantida na final do Mundial. Viktoria Komova conquistou um 15.650, seguida de Yuyuang com 15.375 e Liufang com 15.350. Quem é a Rainha do “classifico mas não ganho nada”??? Vasiliki Millousi.
Trave
Wu Liufang teve ótima performance que lhe garantiu o ouro: 14.950. E o que dizer da “primeiro ano adulto” Maryia Livchikova? Virei fã! Série bem legal, que se tivesse sido cravada, lhe garantiria o ouro. Prata pra ela com 14.625. Galiulina e Bimpiskou empatadas com o bronze: 13.950. Vika Komova, que teve uma queda, ficou a 1 décimo do terceiro: 13.850. A Rainha do “classifico mas não ganho nada” atava novamente.
Solo
Eu esperava Daiane como campeã. Mas, infelizmente, a série dela na final foi pior que na classificatória. Daiane saiu do limite do solo novamente no duplo twist carpado, não aumentou o grau de dificuldade na terceira passada e ainda por cima errou o giro de pé, que foi dobrado e incompleto. Daiane perdeu até para a chinesa Wu Liufang, que fez uma série bem inferior a dela, mas com uma limpeza muito maior. O técnico de Daiane, Renato Blanco, afirmou que ele tem algumas cartas na manga (que eu espero que use). Na última vez que eu a vi treinando, em junho, Daiane estava treinando o tsukahara esticado e o duplo twist esticado também. O tsukahara estava tranquilo, agora o duplo twist ainda estava meio “tenso”. Tomara que dê tudo certo pra ela no Mundial. Daiane ficou em terceiro com 13.464, Liufang em segundo com 13.650 e Livchikova levou mais uma medalha: ouro com 14.375. Livchikova merecidamente foi a campeã, tendo uma nota maior ainda que na classificatória. O único erro grande que ela teve foi na chegada da tripla pirueta. No mais, foi tudo bem limpo e bem executado, inclusive a parte artística, que aumentou muito a nota de dificuldade dela.
PONTOS ALTOS DA COMPETIÇÃO
*Quadro de medalhas do Brasil (5 no total)
*Diego no solo
*Execução de Nicolas Cordoba na barra fixa
*Série de Zou Kai na barra fixa
*Maryia Livchikova
*Final de argolas
*Vika Komova nas paralelas
PONTOS BAIXOS DA COMPETIÇÃO
*Final de barra fixa
*Jade fora das finais de trave e solo
*Nenhuma final pra Jessica Lopez
*Vasiliki Millousi
*Solo de Jiang Yuyuang
*Krisztian Berki “sem vontade” no cavalo com alças
Canal de vídeos no youtube: http://www.youtube.com/user/DrMtzLizama
Resultados completos: http://www.gymnasticsresults.com/2011/eu/bel/challenger.html
Agenda começa em maio com a ginástica de trampolim e encerra em novembro com a…
Com duas medalhas olímpicas no peito, ginasta escolhe se aposentar aos 34 anos Crédito: Um…