Quem serão as estrelas do Europeu 2013?

Aliya Mustafina e Max Whitlock. Para mim, esses serão os dois ginastas a serem batidos no Campeonato Europeu essa semana.

Mustafina é a estrela da ginástica atual. E como toda boa estrela, brilha em tudo que faz! Ela pode estar com a pior série de solo da carreira, mas acredito que a complexidade e originalidade nas séries de trave e paralela possam ser suficientes para garantir o ouro no individual geral. Acredito, também, em um ouro na paralela e talvez outro na trave. Como eu disse, a série de trave está muito original; cheia de ligações e bonificações, mas, ao mesmo tempo, um pouco arriscada. A rigorosidade do novo código não permite que ligações com desequilíbrios e mal executadas sejam consideradas, e dessa forma as ginastas perdem a bonificação pela ligação. Para um ouro na trave, Mustafina deve acertar e ligar todas as conexões corretamente.

Larisa Iordache é a concorrente direta de Mustafina. E Iordache, depois da participação discreta nos Jogos de Londres, deve estar ansiosa para mostrar o que poderia ter feito e não conseguiu por conta da lesão de última hora. Além de concorrer pelo ouro no individual geral, Iordache também pode ser ouro no solo e na trave.

Enquanto Mustafina já tem o seu espaço conquistado na ginástica feminina, Max Whitlock cada dia mais conquista o seu na ginástica masculina. Depois da aposentadoria de Louis Smith, Max é o melhor atleta de cavalo com alças da Inglaterra. E o melhor individual geral também! Ele conseguiu somar 90,650 para o ouro no individual geral do Campeonato Britânico esse ano, deixando Daniel Purvis, que já foi o melhor “all arounder” britânico, com a prata mais de 3 pontos atrás: 87,250.

Na ginástica feminina, Mustafina tem uma concorrente direta. Whitlock tem vários concorrentes diretos: Oleg Verniaiev, David Belyavskiy, Marcel Nguyen, Fabian Gonzalez e até o próprio Purvis! Fabian Hambuchen também pode ser um forte concorrente.

Além do ouro no indivudual geral, acredito que Max tenha chances de medalha no cavalo com alças e no solo. A ginástica masculina é bem mais concorrida que a feminina, tendo também um número maior de especialistas por aparelho. Por isso, nem sempre o melhor ginasta individual geral consegue medalhas, principalmente de ouro, nas finais por aparelhos.

Pensando nisso, confira minha previsão para esse Europeu:

Feminino


Individual geral: Aliya Mustafina
Salto: Giulia Steingruber
Paralela: Aliya Mustafina
Trave: Larisa Iordache
Solo: Diana Bulimar

Masculino


Individual geral: Max Whitlock
Solo: Max Whitlock
Cavalo com alças: Krisztian Berki
Argolas: Elephterios Petrounias
Salto: Igor Ravidilov
Paralela: Mitja Petkovsek
Barra fixa: Fabian Hambuechen

Agora é só esperar para conferir! Hoje acontece as classificatórias masculinas, e amanhã as classificatórias femininas. Todas as finais serão transmitidas no site da União Européia de Ginástica.

Deixe sua opinião por aqui! Quem você acha que serão as estrelas do Europeu 2013?

Postagens Recentes

  • ginástica

UPAG PAGU define calendário da ginástica pan-americana para 2025

Agenda começa em maio com a ginástica de trampolim e encerra em novembro com a…

  • Notícias

Obrigado Zanetti! Ídolo do esporte brasileiro encerra carreira

Com duas medalhas olímpicas no peito, ginasta escolhe se aposentar aos 34 anos Crédito: Um…