E os classificados para os Jogos Olímpicos 2012 são…
16 de janeiro de 2012Vídeos de destaque
19 de janeiro de 2012O sonho olímpico
Londres foi palco de uma disputa com prêmios valiosíssimos, passes coletivos e individuais para as olimpíadas.
Nesse teste, nações favoritas saíram da competição sem resultados expressivos; multimedalhistas mundiais não conseguiram pódio; veteranos e novatos brilharam e asseguraram vagas para seus respectivos países; e a notável limpeza britânica, no que diz respeito às execuções dos exercícios em cada aparelho, foram claramente observados.
O Reino Unido da Grã-Bretanha, favorecido por sediar o evento e por ter ótimos ginastas, sagrou-se campeão no quadro de medalhas da ginástica artística. Foram ao todo 7 medalhas: 1 ouro por equipe, 1 ouro e 1 bronze no solo, 1 ouro e 1 prata no cavalo com alças, 1 bronze no salto sobre a mesa e 1 ouro na barra fixa.
Mas, com toda a certeza, esse foi um evento de glórias para os americanos. Tivemos o ouro do chileno Enrique Sepulveda no aparelho solo; o ouro do Arthur Zanetti e o bronze do porto-riquenho Tommy Ramos Nin nas argolas; a prata do Steven Legendre no salto sobre a mesa; o ouro do mexicano Daniel Corral Barron nas barras paralelas; a prata do Canadá na disputa das equipes femininas; a prata da canadense Victoria Moors; o bronze da Daiane dos Santos no solo; e o ouro da Jade Barbosa no salto.
Além desses resultados expressivos, muitos países latinos garantiram vagas individuais para os jogos, como foi o caso da Colômbia, Guatemala, Argentina, Chile, Porto Rico, República Dominicana, México e Venezuela.
Enfim, chego ao que julgo ser o clímax do evento pré-olímpico.
O Brasil foi fantástico nessa competição. As meninas mostraram sua força e desejo de levarem mais uma vez uma equipe completa às olimpíadas. Elas enfrentaram pressões, cobranças, desconfiança. Mas, com muita perseverança, superaram a si mesmas, e mostraram que o longo e exaustivo treinamento não foi em vão: conquistaram a vaga olímpica tão sonhada. E os meninos? Foram formidáveis. Garantiram mais uma vaga individual em Londres.
O Brasil foi com o objetivo de classificar-se para os Jogos Olímpicos, e além dessa conquista, a nação subiu ao pódio em três ocasiões, duas dessas, no lugar mais alto.