Não sei quantos de vocês assistiram a a última etapa da Copa do Mundo de Ginástica, em Tóquio. Quem assistiu, viu Huang Qiushuang conseguir uma nota de partida no solo um pouco diferente, especialmente para uma chinesa: 4,7!
Algumas pessoas questionaram o porquê dessa nota D na nossa página no Facebook. Resolvi colocar o meu certificado de árbitro nacional em ação e calcular a nota de Huang. E tentar explicá-los porque a nota foi tão baixa. E explicar, também, a rigidez com que a FIG exige que as séries no novo código sejam executadas.
Primeiramente, assista a série.
Acredito que vocês esperavam uma nota D assim:
Acrobáticos
Tsukahara carpado – E – 0.5
2 e 1/2 pirueta – D – 0.4
Duplo carpado – D – 0.4
1 e 1/2 pirueta – C – 0.3
2/1 pirueta – C – 0.3
TOTAL: 1.9
Dança
Duplo giro 90º – D – 0.4
Cortada em anel – C – 0.3
Cortada 1/2 – C – 0.3
TOTAL: 1.0
Requisitos de composição
As chinesas sempre executam todos, certo?
TOTAL: 2.5
Nota D = acrobático + dança + RC = 1.9 + 1.0 + 2.5 = 5.4
O que aconteceu:
Acrobacias
Todas ok.
Dança
Duplo giro a 90º – B – 0.2
O giro baixou de valor. A perna dela não se manteve na posição 90º durante todo o giro, e todo giro com perna abaixo de 90º é considerado um giro simples. Com ela fez dois giros, o valor de um duplo giro simples é B.
Cortada em anel – C – 0.3
No vídeo não dá para assitir direito, mas a cortada só pode ter seu valor diminuído se a perna da frente estiver abaixo da horizontal ou a perna de trás apresentar arco insuficiente. Aparentemente, isso não aconteceu.
Cortada com 1/2 – C – 0.3
As cortadas sem anel só caem de valor se apresentarem a primeira perna abaixo de 45º graus. A falta de extensão ântero-posterior de pernas tem que ser muito ruim para que o salto não seja validado. Se isso acontecer, o salto não tem valor nenhum.
Requisitos de composição
As chinesas sempre executam todos, certo? Errado. Huang não apresentou mortais em diferentes posições. Todos os mortais apresentados foram para trás! Uma estrela sem mãos ou uma reversão sem mãos durante a série já teria sido suficiente para receber o 0.5 que perdeu por não cumprir esse requisito.
Só para lembrar o quanto esse requisito é importante: Mattie Larson, no Mundial de 2010, não cumpriu esse requisito na série da final por equipes. Esses 5 décimos teriam sido suficientes para deixar os Estados Unidos na frente da Rússia nessa final. Os EUA perderam um ouro que podia ter sido ganho com uma estrela sem mãos!!!
A nota final de Huang Qiushuang, então, fica assim:
Nota D = acrobático + dança + RC = 1.9 + 0.8 + 2.0 = 4.7
A pergunta que fica depois da análise é: se nem as chinesas estão tendos os giros (e até alguns saltos) considerados, quais ginastas terão?
O código agora é assim: ou a ginasta faz uma ginástica bem feita, principalmente na parte de dança, ou melhor nem se arriscar!
Agenda começa em maio com a ginástica de trampolim e encerra em novembro com a…
Com duas medalhas olímpicas no peito, ginasta escolhe se aposentar aos 34 anos Crédito: Um…