Quem poderá bater Kohei Uchimura no individual geral do Mundial de Tóquio? Ainda mais em uma competição dentro de casa?
Uchimura conseguiu pontuar 94.450 no Troféu Japonês esse ano. Ele é o favorito, dos favoritos, dos favoritos. Quem pode bater ele eu não sei…mas que ele tem fortes concorrentes, isso ele tem sim!
Vamos aos adversários…
Daniel Purvis – Inglaterra
Pontuação mais alta desse ano: 91.500, Campeonato Britânico
Ponto alto: barras paralelas
Ponto baixo: cavalo com alças
Esse é o meu favorito. Por isso comecei falando dele. Daniel me chama a atenção por ser um dos poucos ginastas que ainda preservam a plasticidade e arte na ginástica masculina. Purvis saltou da pontuação 85.432 (tirada na American Cup no começo do ano) para 91.500 (tirada no último Campeonato Britânico). Nessa hora que vemos o bom funcionamento de um treinamento periodizado…
Mykola Kuksenkov – Ucrânia
Pontuação mais alta desse ano: 90.032, American Cup
Ponto alto: barra fixa
Ponto baixo: salto sobre o cavalo. A costuma saltar um yurchenko com dupla pirueta, que é um salto relativamente fácil no masculino.
Kuksenkov vem da escola ucraniana, onde a limpeza e perfeição nos exercícios são características bem marcantes. Essa tem que ser a arma dele, aliada com o aumento do grau de dificuldade das séries. Lembrando que ele foi quarto colocado no mundial do ano passado.
Daniel Keatings – Inglaterra
Pontuação mais alta desse ano: 90.500, Campeonato Britânico
Ponto alto: barras paralelas
Ponto baixo: solo
Daniel Keatings acaba de se recuperar de uma lesão no ligamento cruzado anterior, mas mostrou que está muito bem, pontuando acima de 90 em sua primeira competição pós-recuperação. Irá acompanhar Purvis na corrida atrás de uma medalha no mundial.
Phillip Boy – Alemanha
Pontuação mais alta desse ano: 89.850, Campeonato Alemão
Ponto alto: barra fixa
Ponto baixo: cavalo com alças
Apesar de não ter passado dos 90 pontos esse ano, Phillip Boy é tido como um dos principais adversários de Uchimura. No mundial do ano passado ele foi prata com 90.040, sendo que na classificatória ele chegou a pontuar 90.156.
Kazuhito Tanaka – Japão
Pontuação mais alta desse ano: 90.500,Troféu Japonês
Ponto alto: barra fixa
Ponto baixo: cavalo com alças
Kazuhito se classificou para a final do individual geral no ano passado mas não pode competir porque Koji Uematsu havia se classificado antes dele. Como a regra só permite dois ginastas por país (Uchimura já estava dentro), Kazuhito não pode mostrar tudo que ele é capaz. Esse ano ele conseguiu pontuar acima dos 90 e porque não dois japoneses no pódio???
Ermin Garibov – Rússia
Pontuação mais alta desse ano: 90.675, Russian Cup
Ponto alto: barra fixa
Ponto baixo: solo
Garibov tem apenas 21 anos. Ele é muito novo e já consegue passar dos 90 pontos. Apresenta uma ginástica belíssima (típica de russos) e se a medalha não vier esse ano, aguarde um pouco…ela ainda virá! Com certeza será um ótimo ginasta de se assistir na final.
Lu Bo – China
Pontuação mais alta desse ano: 88.700, Kunshan Cup
Ponto alto: barras paralelas/fixa
Ponto baixo: solo
Não tenho certeza se essa foi a pontuação mais alta de Lu Bo esse ano. Lu Bo não fez uma boa competição na Kunshan Cup; se eu me lembro bem ele teve uma queda nas paralelas. Com um ponto a mais ele seria o campeão dessa competição. O fato é que ele foi medalhista de bronze no ano passado. E chinês é chinês.
Jonathan Horton e Danell Leyva – EUA
Pontuações mais altas desse ano: 92.500 / 90.650, Visa Championships
Pontos altos: barra fixa pra ambos
Pontos baixos: cavalo com alças / inconsistência
O problema de Horton se chama inconsistência. Ele sempre erra algo. Já Leyva tem um cavalo com alças fraco. Agora me responde uma pergunta: como ter por base as notas dos dois para esse ano? Até que ponto essas notas foram justas ou infladas???
Sérgio Sasaki – Brasil
Pontuação mais alta desse ano: 88.550, Troféu Brasil
Ponto alto: salto
Ponto baixo: cavalo com alças
Não que Sasaki seja um adversário de Uchimura. Incluí o nome de Sasaki aqui por dois motivos: Sasaki pode pontuar acima dos 89 pontos; Sasaki pode ser o melhor brasileiro na história da ginástica na categoria individual geral em mundiais. Pontuando acima de 89 pontos ele pode bater a sua própria marca, que foi um 19º lugar em Londres (2009), com apenas 19 anos. Vou acompanhar, vou torcer.
Angelina Melnikova é aceita enquanto Victoriia Listunova fica de fora Foto: reprodução/Instagram A FIG finalmente…
Agenda começa em maio com a ginástica de trampolim e encerra em novembro com a…