Mundial de Ginástica Artística 2013 – Análise das classificatórias masculinas

Finalizou hoje as classificatórias masculinas, e aqui vai a análise desse primeiro momento da competição mais importante do ano.

Brasil


O Brasil começou o Mundial fazendo história. Classificamos 2 ginastas para a final do individual geral e 2 ginastas para a final de salto.

Sérgio Sasaki foi o melhor brasileiro colocado no individual geral, terminando a classificatória em 6º lugar no individual geral, 3º no salto e está como 2º reserva do solo. Muito bom! Poderia ter entrado para a final de solo se não tivesse perdido a ligação da primeira passada, em que ele faz um duplo carpado para a frente seguido de um mortal para frente com meia volta. Só que ele chegou muito baixo do duplo e acabou fazendo um mortal simples para frente, também com chegada baixa. Sasaki está com uma nota muito boa no individual geral e bem próxima do 5º ao 2º colocado. A briga na final vai ser bem grande!

Arthur Nory se classificou para a final do individual geral em 18º, e pode melhorar essa colocação na final, já que errou bastante a série de barra fixa. Poderia também ter entrado para a final de solo se tivesse cravado suas passadas. Mesmo assim, uma boa participação até agora, participação que pode ser melhorada.

Arthur Zanetti está na final de argolas, mas classificou-se em segundo. Cheng Yibing mal se aposentou e já temos outro concorrente da China, o Yang Liu, dando trabalho para Zanetti. Zanetti deu um passo grande na chegada da saída, e por isso perdeu na nota de execução. O chinês está com uma série muito boa também, e acredito que o ouro de Zanetti não está assim tão garantido. Vai levar o ouro quem cravar a saída! Vale a nossa torcida na final.

Diego Hypólito veio com tudo para esse Mundial. Conseguiu acertar a série de solo, parecia muito apreensivo durante a série, mas segurou a onda e garantiu a final em 2º lugar. Ainda conseguiu uma vaga na final de salto, onde, pela primeira vez na história, teremos 2 finalistas. Melhor impossível!

Francisco Barreto fez o seu trabalho. Competiu bem os dois aparelhos que veio fazer, barra fixa e paralela, e apesar de ter ficado longe das finais (22º na barra fixa e 41º na paralela), mostrou que é um ginasta importantíssimo na equipe do Mundial do ano que vem. As duas notas foram muito importantes. É muito bom o Brasil poder contar um ginasta tão centrado!

Péricles Silva errou a série de cavalo com alças, teve uma queda e por isso uma nota tão baixa. Independente disso, devemos nos lembrar da nota dele nas classificatórias do Universíade (15.200), que acredito ter sido a maior nota do Brasil nesse aparelho até hoje, e também uma nota muitíssimo importante para a equipe no Mundial do ano que vem.

Mundo


Kohei Uchimura, com era de se esperar, terminou em 1º. Enquanto Uchimura competir no individual geral, ele continuará sendo o ginasta a ser batido. Muita limpeza de movimentos em séries difíceis faz dele o melhor ginasta que o Mundo já conheceu. Inteligência competitiva e atualização do atleta e técnicos contribuem ainda mais para esse grande sucesso. A mudança do salto de Uchimura, de um yurchencko com dupla pirueta e meia para uma reversão com dupla pirueta e meia, foi crucial para se manter no topo. Com a quantidade de atletas competindo o individual geral com saltos dificílimos, como o tsukahara com tripla pirueta, Uchimura não podia mais arriscar sua posição de melhor ginasta do mundo competindo com um salto,digamos, simples. Além do individual geral, Uchimura está nas finais de solo, barra fixa e paralela.

Sam Mikulak abriu muito bem a primeira subdivisão. Acertou absolutamente todas as séries e, além de conseguir o 2º lugar no individual geral, conseguiu lugar também na final de barra fixa.

Ryohei Kato completou o pódio muito bem. Se Uchimura resolvesse se aposentar hoje, o Japão estaria muito bem servido de um ginasta individual geral. Pode ser que Kato seja o maior adversário do Uchimura em 2016. Kato também está na final de barra fixa.

Os novíssimos chineses Lin Chaopan, de 18 anos, e Zhou Shixiong, de 20, deram um show de técnica e dificuldade. Ambos fizeram uma competição maravilhosa, com notas acima de 14.500 em todos os aparelhos. Chaopan ainda está nas finais de paralela e barra fixa.

Davida Belyavskiy, Oleg Verniaiev, Fabian Hambuechen, Max Whitilock e Josimar Calvo também são ginastas muito fortes na competição individual geral, mas tiveram muitos erros na classificatórias, erros que podem ser consertados na final e garantir uma boa colocação entre os 10 primeiros.

Decepções


Ri Se Gwang fora da final de salto (mesmo com um tsukahara com duplo mortal com pirueta), Krisztian Berki  e Daniel Keatings fora da final de cavalo com alças, Mitja Petkovsek e Josimar Calvo fora da final de paralela e Eleftherios Kosmidis fora da final de solo. Denis Ablyazin, de forma geral, também foi uma decepção…
Resultados completos

Postagens Recentes

  • ginástica

UPAG PAGU define calendário da ginástica pan-americana para 2025

Agenda começa em maio com a ginástica de trampolim e encerra em novembro com a…

  • Notícias

Obrigado Zanetti! Ídolo do esporte brasileiro encerra carreira

Com duas medalhas olímpicas no peito, ginasta escolhe se aposentar aos 34 anos Crédito: Um…