Mundial de Ginástica Artística 2013 – Análise das classificatórias femininas

Assim como nas classificatórias masculinas, aqui vai a análise das classificatórias femininas.

Brasil

Letícia Costa abriu a competição. Competiu no primeiro grupo da classificatória e, para mim, Letícia segurou a onda muito bem. Ela nunca esteve numa competição tão importante na vida dela, nem mesmo numa Copa do Mundo, e já chegou no Mundial acertando tudo que se propôs, sem errar nada. Acho que foi uma experiência bastante válida, com certeza dará segurança para uma próxima competição. Uma pena não ter conseguido uma vaga na final do individual geral, mas passou bem perto: ficou como terceira reserva da final, 6 décimos atrás da última vaga! Acredito que Letícia foi um pouco prejudicada por competir no primeiro grupo… Os juízes estava muito rígidos no começo da competição, pareciam estar segurando um pouco as notas…

Daniele Hypólito não teve um bom dia. Por causa de uma lesão no pé, a ginasta desistiu de competir no individual geral e veio para fazer apenas paralela e trave. Na paralela teve erros muito grandes. Logo no começo da série ela escorregou a mão na transição da barra alta para a baixa, e ainda caiu na saída de duplo esticado. Gostaria que ela tivesse acertado para termos uma noção de quanto seria a nota. E na trave, foi uma decepção só: por incrível que pareça, e por mais experiente que a Daniele seja, ela se mostrou um pouco nervosa durante a série. Desequilibrou em partes coreográficas e em saltos muito simples, coisa que ela não costuma fazer. Assisti a série de Daniele no Brasileiro Juvenil e posso dizer que ela tinha grandes chances de entrar para a final de trave nessa competição. Realmente uma pena o que aconteceu! Apesar dos erros, ainda teve um bom resultado: tirou 13.866 e ficou como 3a reserva dessa final!

Mundo


Odeiem as americanas o quanto quiserem, mas uma coisa ninguém pode negar: elas sempre chegam nas competições muito bem preparadas, principalmente na parte psicológica.

Simone Biles veio com tudo: se classificou em primeiro para a final do individual geral e solo, em 2º para a final de salto, em 5º para a final de trave e em 6º para a final de paralela. A partir de sexta, ela compete todos os dias!

Kyla Ross, com toda sua limpeza em executar as séries, competiu no primeiro grupo e colocou suas notas dentro das finais para ficarem lá até o final! Se classificou em 2º para a final do individual geral, 2º para a final de paralela, 3º para a final de trave e 6º para a final de solo!

McKayla Maroney também competiu no individual geral e, apesar de ter tido uma queda na trave, ficou com nota entre as 6 primeiras! Como a regra manda, Maroney teve que ficar de fora, já que não foi melhor que Kyla ou Simone, mas foi primeiríssima na final de salto e teve nota para entrar para a final de solo. Espero que Martha Karolyi coloque Maroney no lugar de Ross na final desse aparelho.

Larisa Iordache começou na paralela, e passou um susto em todo mundo. Sua atuação foi péssima! Teve uma nota super baixa, mas voltou ao normal nos outros aparelhos, se classificando em 1º para a final de trave e 3º para a final de solo. Ficou classificada em 4º lugar para a final do individual geral e pode melhorar essa classificação.

Aliya Mustafina foi a ginasta mais sem graça de assistir. Não sei se porque uma expectativa muito grande é criada em cima dela, mas assisti-la ao vivo foi uma experiência um pouco decepcionante. Ela em nada parecia com a campeã mundial de 2010… Aqui pareceu meio apática, com erros grandes no solo, com uma trave toda desequilibrada e mais uma queda no salto. A paralela salvou o dia, finalmente uma performance boa de se ver! Espero que ela apresente todas as dificuldades que possui nesse aparelho na final.

Temos duas chinesas no primeiro grupa das classificadas para a final do individual geral: Yao Jinnan e Shang Chunsong. Enquanto Yao Jinnan está com um solo bem fraco, Shang apresenta um salto fraco. Isso coloca as duas entre as primeiras, mas não como favoritas a uma medalha. Independente disso, tudo pode acontecer numa final de individual geral! Jinnan ainda lidera a classificação da paralela e Shang se classificou em 2º para a final de trave.

Vanessa Ferrari não teve erros, competiu bem, mas com as notas um pouco infladas, principalmente na paralela. Vanessa está na final de solo e trave. Giulia Steingruber deu o seu melhor, se classificou bem para a final individual geral e ainda está na final de solo e salto. Ellie Black também foi bem, está na final do individual geral e do solo.

Yamilet Peña fez o melhor salto produnova de sua vida e conseguiu entrar para a final de salto. Becky Downie, Ruby Harrold e Sophie Shedder brilharam nas paralelas. Murakami Mai mostrou que também é boa fora do Senoh e está na final de solo. Sandra Izbasa fez um solo de dar arrepios e também está na final.

Decepções
Jessica Lopez fora da final de paralela, Daniele Hypólito fora da final de trave, Victoria Moors errando o exercício que leva seu nome e fora da final de solo, Martha Pihan errando todas as séries possíveis e Vanessa Ferrari tirando a mesmo nota que Larisa Iordache no solo.

Mais uma: Jade Barbosa lesionada e sem representar o Brasil nesse Mundial. As notas que Jade tirou na Copa do Mundo de Portugal a teriam colocado na final de trave, salto e individual geral.

Resultados completos

Postagens Recentes

  • ginástica

UPAG PAGU define calendário da ginástica pan-americana para 2025

Agenda começa em maio com a ginástica de trampolim e encerra em novembro com a…

  • Notícias

Obrigado Zanetti! Ídolo do esporte brasileiro encerra carreira

Com duas medalhas olímpicas no peito, ginasta escolhe se aposentar aos 34 anos Crédito: Um…