SESSÃO FLASHBACK
24 de abril de 2012Meeting Alemanha X Romênia X Inglaterra
25 de abril de 2012Por Igor Almeida.
Este confronto foi mais do que antecipado. Ambas começaram a fazer nome muito antes de sua estréia na categoria adulta. Ambas vinham de vitórias significativas que mostravam a qualidade de suas performances e seus potenciais em pontuação. Jordyn Wieber venceu o American Cup de 2011 e derrotou a campeã mundial Aliya Mustafina. Viktoria Komova ganhou 4 medalhas de ouro nas Olimpíadas da Juventude, que seria um ensaio junior do que podemos esperar em Londres.
Nas classificatórias em Tóquio, ambas criaram ainda mais expectativa com pontuações acima dos 60 pontos. A final iria requerer nervos de aço não só das atletas, mas também dos espectadores. Foi uma batalha equiparada, certamente apreciada pelo público presente que ovacionou ambas igualmente e se maravilhou com tamanha ginástica vinda de ginastas tão novas.
Entretanto, esta final foi marcada por falhas russas e americanas. Enquanto Komova mostrou supremacia nas barras e limpeza no salto em relação a Wieber, a última respondeu com uma performance brilhante na trave e outra sólida no solo. Portanto, antes do resultado final, para mim a grande surpresa da noite foi a certeza de que teríamos uma campeã mundial que não foi impecável.
Por ser uma final que envolve dois países tradicionalmente rivais na ginástica moderna, as polêmicas em relação ao resultado final são mais do que esperadas. Os apreciadores de Komova acusam o estilo de Wieber e suas falhas. Os admiradores de Wieber apontam as falhas de Komova e sua inconsistência nas duas últimas rotações. Mas de nada importa quando nenhuma das duas demonstrou o domínio esperado dos quatro aparelhos.
Preferências a parte, o resultado apontou sem dúvida aquela que melhor se apresentou de acordo com o código de pontuação atual, o qual exige bastante dificuldade e cobra severamente em execução. Não existe desconto baseado em personalidade ou carisma, muito menos se consegue um título por voto do público presente. É preciso aceitar as regras e entender o resultado. O fato é que ambas dedicam suas vidas a este esporte, treinam todos os dias para se manter no topo e merecem estar onde estão.
Video para descontrair…