Cinco lendas do esporte foram homenageadas no décimo terceiro anual ‘International Gymnastics Hall of Fame’ na noite do último sábado,na cidade de Oklahoma.Margaret Sikkens Ahlquist(Suécia),Octavian Bellu (Romênia),Elvira Saadi(Uzbequistão),Vitaly Scherbo(Bielorrússia) e Dominique Dawes(Estados Unidos) foram as estrelas do evento.
A adição de Octavian Bellu,o falecido Viktor Chukarin(Ucrânia),Dominique Dawes (E.U.),Elvira Saadi(Uzbequistão) e Vitaly Scherbo(Bielorrússia),o número total de adesões ao Hall da Fama chega a 69 personalidade de 20 países.
A sueca Margaret Sikkens Ahlquist,presidente do comitê de Ginástica para todos na Federação Internacional de Ginástica,recebeu o prêmio de Ordem do Mérito Internacional.
Bellu,o segundo treinador a ser incluído depois de seu compatriota Bela Karolyi(em 1997),fez com que a equipe feminina romena conquistasse cinco títulos mundiais consecutivos(1994-2001) e dois ouros olímpicos na disputa por equipes(2000-2004).Bellu admitiu que se emocionou ao receber a chamada para o Hall da Fama.
“Se eles decidiram me incluir no Hall da Fama,agora tenho a certeza de que fiz um bom trabalho.A ginástica foi a minha vida e tentei fazer o meu melhor por ela.” disse humildemente.
Bellu,que agora trabalha como conselheiro para todos os esportes na Romênia,expressa o fato de que raramente os treinadores são lembrados,o que tornou a noite ainda muito mais especial para ele.
“Nós não somos as estrelas.As estrelas são os ginastas.Aceitamos ficar apenas nos bastidores.” declarou ele.
Chukarin,que faleceu em 1984,foi um exemplo de paciência e perseverança.Após servir o exército na Segunda Guerra Mundial,durante a qual ele passou o tempo como prisioneiro de guerra num campo de treinamento,conquistou sete medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos de 1952 e 1956,incluindo os dois títulos no individual geral.
Saadi,agora uma bem sucedida treinadora que já teve como alunas Tatiana Groshkova (União Soviética) e Yvonne Tousek(Canadá),fez seu discurso de aceitação com a mesma paixão em que ela encarava as competições.Campeã olímpica com a União Soviética em 1972 e 1976,Saadi se destacou por sua nobre expressão dramática e coreografia.
“Eu nunca tive o objetivo de ser a melhor.Eu sou uma pessoa que consegue sentir a ginástica.” afirma Saadi,a primeira personalidade do Usbequistão a ser incluída.
Entre cada uma das entregas do prêmio foi mostrado um vídeo montagem sobre a personalidade incluída.Saadi estava visivelmente emocionada,e declarou em seu discurso ter sido uma “criança mimada,já que minha mãe me deixou fazer tudo o que eu tanto queria.” Se referindo à ginástica.
Seis medalhas de ouro em uma única Olimpíada,uma marca igualada apenas duas vezes,que fez de Scherbo um dos poucos ginastas a entrar no livro dos recordes olímpicos.O feito aconteceu nas Olimpíadas de 1992 em Barcelona,e ele continuou sendo por alguns anos,o homem a ser batido.Ainda com o mesmo sorriso de menino,Scherbo entreteu a platéia da mesma forma que fazia nas arenas de ginástica.Ele comparou a sua opressiva educação na antiga União Soviética,com as liberdades que ele desfruta hoje como cidadão e proprietário de um ginásio em Las Vegas.Ele brincou prometendo não chorar,por ser um homem.
Quando ele competiu,ele era o homem.Ele sabia,e todo mundo sabia.Era chamado de “bad boy” da ginástica.
“Não é por isso que seja uma pessoa ruim,certo?” respondeu Scherbo,que é o detentor do recorde de 23 medalhas mundiais e 10 medalhas olímpicas na ginástica.
Mas Scherbo mostrou um lado mais suave durante o seu discurso.”É um privilégio o de ser colocado junto de tantos ‘monstros’ de ginástica”,afirmou ele,acrescentando que as palavras “não eram suficientes para explicar o que está acontecendo na minha alma agora.”
A campeã olímpica em 1996 Dominique Dawes foi a última personalidade incluída,ela começou seu discurso admitindo que a premiação realmente não afetava muito ela.Até o final de seu discurso,ela foi mostrando que tudo aquilo era um presente.Com lágrimas fluindo para baixo de suas bochechas,Dawes creditou muito do que ela conquistou como ginasta a sua ex-treinadora e sempre mentora Kelli Hill.
“Ela tem sido meu modelo de mulher desde que eu tinha 6 anos de idade e continua sendo até hoje com 32.Eu estou aqui hoje para aceitar o prêmio em seu nome.” disse Dawes.
Emcee Bart Conner abriu a cerimônia com uma homenagem ao fundador do evento Glenn Sundby,que faleceu em Março,e também fez o encerramento dessa vez com um simples pensamento que parecia caracterizar aquela como a noite perfeita.
Agenda começa em maio com a ginástica de trampolim e encerra em novembro com a…
Com duas medalhas olímpicas no peito, ginasta escolhe se aposentar aos 34 anos Crédito: Um…