Gymnasiade 2013 – Análise e resultados

No dia 03 terminaram as finais por aparelhos do Gymnasiade 2013, encerrando, assim, a competição. O Brasil competiu bem no feminino e começou a colher os frutos do investimento feito com a contratação de Alexander Alexandrov. Já no masculino, os nossos ginastas não foram bem.

Masculino

Na ginástica artística masculina, os meninos subiram ao pódio apenas uma vez. Na final por equipes, o ouro ficou com a Rússia, a prata ficou com a Inglaterra e o bronze com a França.

No individual geral, nenhum brasileiro figurou entre os oito primeiros colocados. Nessa final, o ouro e o bronze ficaram com a Rússia (Kirill Potapov e Artur Dalaloyan) enquanto a prata ficou com a Inglaterra (Nile Wilson). Apenas Ângelo Assumpção se classificou para as finais: salto (1º) e paralela (6º). Ângelo terminou as finais de salto em 2º e paralela em 7º.

A ginástica masculina do Brasil cresceu muito nos últimos anos e vem fazendo uma campanha excelente, mas confesso que os últimos resultados juvenis me deixaram um pouco apreensivo com a renovação da nossa equipe. Parabéns aos meninos, mas acredito que eles podem (e devem!) mais do que o apresentado nessa competição.

Feminino

Na ginástica artística feminina, as meninas foram excelentes. Na final por equipes, as meninas passaram mal na paralela: Rebeca Andrade caiu duas vezes, Lorenna Antunes caiu uma vez, e Mariana Oliveira estava com a mão aberta e fez uma série fraca. Flávia Saraiva foi a única que não teve erros, mas ainda tem uma série simples e, portanto, não teve uma pontuação alta. No salto, na trave e no solo elas foram as melhores, o que garantiu a prata por equipes, ficando apenas 0.550 décimos atrás das russas. As inglesas completaram o pódio em 3º. Uma queda a menos e as brasileiras teriam sido campeãs!

No individual geral, a russa Alla Sosnitskaya ficou com o ouro, Flávia Saraiva com a prata e Rebeca Andrade com o bronze. As meninas ainda se classificaram para todas as finais: Flávia Saraiva foi para as finais de paralela, trave e solo; Rebeca Andrade foi para as finais de salto e solo; Mariana Oliveira foi para as finais de salto e trave.

Na final de salto, Rebeca Andrade apresentou um excelente amanar e ficou em primeiro lugar. Acredito que esse salto da Rebeca atualmente é um dos melhores do mundo. A postura e a altura onde ela termina a última meia volta do salto são impressionantes. A russa Alla Sosnitskaya ficou com a prata e Mariana Oliveira ficou com o bronze.

Nas final de paralela, ouro para a húngara Noemi Makra, prata para a francesa Loan His e bronze para inglesa Ellie Downie. Flávia Saraiva terminou a final em 6º, com a maior nota de execução.

Na final de trave, mais duas brasileiras no pódio: ouro para Flávia Saraiva e prata para Mariana Oliveira. Ambas tem uma postura excelente nesse aparelho, e algumas ligaçõezinhas já estão sendo feitas. Acredito que elas ainda possam evoluir mais do que o que foi apresentado, a postura de ambas está muito boa! Victoria Kuzmina ficou com o bronze.

Na final de solo, mais um ouro para o Brasil: Flávia foi a campeã, seguida da grega Argiro Afrati e da russa Seda Tutkhalyan. Rebeca Andrade teve alguns erros e ficou em 6º. Flávia tem uma parte artística maravilhosa nesse aparelho, que aliada à excelente execução, se torna vantagem para ela, já que ainda não apresenta uma nota D tão alta.

Foi excelente saber que na categoria juvenil o Brasil está batendo de frente com uma grande potência, que é a Rússia. Todas as ginastas tiveram saída D em todos os aparelhos. Faltaram cumprir alguns requisitos na paralela, mas Mariana Oliveira e Rebeca Andrade já cumprem todos (apesar de não terem se saído bem) e tem a série completa. Estamos no caminho certo. Acredito que a renovação está chegando, e chegando bem!

Resultados completos

Classificatórias (vá rolando as páginas até chegar em Ginástica Artística)

Finais Masculinas (clique na foto para ampliar)

Solo

Cavalo com alças



Argolas



Salto


Paralela



Barra fixa





Finais femininas (clique na foto para ampliar)


Salto



Paralela



Trave



Solo



Vídeos

Vídeos excelentes foram postados nos canais de quem assistiu a competição. Confira!

Vanderlei Sales: http://www.youtube.com/channel/UCdElshLsbuRvTEnRrE_vW1g
Helena Tatiana: http://www.youtube.com/user/helenatati?feature=watch
Jefferson Soares: http://www.youtube.com/user/JEFFERSONGINASTA/videos

Agradeço a Tina Bel pelo print dos resultados.

Postagens Recentes

  • ginástica

UPAG PAGU define calendário da ginástica pan-americana para 2025

Agenda começa em maio com a ginástica de trampolim e encerra em novembro com a…

  • Notícias

Obrigado Zanetti! Ídolo do esporte brasileiro encerra carreira

Com duas medalhas olímpicas no peito, ginasta escolhe se aposentar aos 34 anos Crédito: Um…