Ginástica mexicana é afetada por crise no país


A ginástica mexicana passou o cinco de maio com sua programação do mês ainda interrompida,assim como todo o país.O motivo é a propagação da gripe suína ou mexicana.
Muitos clubes nacionais,incluindo os da Cidade do México,foram fechados para evitar a propagação do vírus da gripe H1N1,de acordo com Naomi Valenzo,secretária-geral da Federação Mexicana de Ginástica.
As escolas do país,fechadas desde 27 de abril,estão programadas para reabertura na próxima quarta-feira.
“A gripe afetou um grande número de atividades no México,uma vez que o nosso governo pediu a todos para evitar atividades coletivas,como ir às ruas”,disse Valenzo.”Desta forma poderíamos mais ou menos controlar a propagação do vírus.”
A epidemia também causou o cancelamento da Olimpíada Nacional,que estava programada para maio,em ‘Baja California’.
“Devido a esta gripe,o evento foi cancelado,e estamos estudando a possibilidade de renegociação do evento nos próximos meses”,disse Valenzo,membro do Comitê Técnico da FIG.
O México não tem planos de enviar ginastas para a próxima Copa do Mundo,mas a atual campeã nacional Yessenia Estrada está agendada para competir no ‘Romanian International’ no mês de junho.
No campeonato mexicano,Estrada levou o ouro,seguida por Marisela Arizmendi e Clarissa Gonzalez na soma dos quatro exercícios,na cidade de Monterrey,em abril.
Estrada e suas colegas de equipe Elsa Garcia,Maricela Cantu e Ericka Garcia são alguns dos nomes que brigarão por vagas para o Campeonato Mundial de 2009,em Londres.
O representante principal da ginástica artística mexicana,Daniel Corral,começará a temporada competindo no ‘University of Michigan’.Corral conquistou a medalha de ouro do salto sobre a mesa no Campeonato Pan-Americano Individual da Guatemala,em 2008.
Apesar da atual crise na saúde,o futuro parece brilhante para o México,já que a cidade de Guadalajara irá sediar o Campeonato Pan-Americano Adulto de 2010 e os jogos Pan-Americanos de 2011.
“Temos um bom grupo de jovens que poderão fazer parte da equipe mexicana,além dos mais experientes,que são essenciais para eventos importantes durante o ciclo.Além disso,temos novos treinadores que estão trabalhando muito bem,como a Brenda Magaña.”

Fonte:Gymblog Brasil

Postagens Recentes

  • ginástica

UPAG PAGU define calendário da ginástica pan-americana para 2025

Agenda começa em maio com a ginástica de trampolim e encerra em novembro com a…

  • Notícias

Obrigado Zanetti! Ídolo do esporte brasileiro encerra carreira

Com duas medalhas olímpicas no peito, ginasta escolhe se aposentar aos 34 anos Crédito: Um…