Henrique Motta é eleito novo presidente da CBG
25 de fevereiro de 2025Após lesão, Yuri Guimarães está de volta
25 de fevereiro de 2025Processo integra atletas da seleção e inicia etapa de desenvolvimento do novo ciclo
Crédito: Melo Gym/CBG
Está ocorrendo o primeiro Estágio de Treinamento da Ginástica Artística Masculina do ciclo olímpico 2025-28. A atividade, que se encerra no próximo dia 22, tem lugar no Centro de Treinamento Time Brasil, no Rio de Janeiro. 21 atletas de sete clubes brasileiros, e seus treinadores, participam do encontro e compartilham experiências.
“Contemplamos, nesta convocação, alguns atletas mais novos. O que serviu de parâmetro foram os resultados registrados em 2024. Realizaremos um mapeamento desses ginastas, realizando diversos tipos de testes e exames. De posse desses dados, daremos continuidade ao monitoramento. Esse banco de informações servirá de subsídios para futuras convocações. Em algumas competições, não chamaremos os atletas mais experientes. Os ginastas que precisam acumular experiência terão então a oportunidade de se desenvolver, o que mais para a frente vai ampliar o nosso leque de opções”, explica Hilton Dichelli Júnior, Coordenador Técnico de Ginástica Artística Masculina da CBG.
Há muito trabalho a ser feito, como explica Hilton. “Neste início de ciclo, optamos por participar de competições internacionais a partir de abril. Por conta da mudança de código de pontuação, reservamos um período para adaptação e estudo dessas alterações. Naturalmente, as séries serão desenvolvidas segundo esses novos parâmetros. Nossa primeira competição internacional será, portanto, em Ozijek”, informa o Coordenador, referindo-se à etapa da Copa do Mundo disputada na Croácia. O evento será realizado de 10 a 13 de abril.
É importante neste início de ciclo, segundo Hilton, reconhecer que o Brasil dispõe de ginastas de alto gabarito. “A gente tem um excelente grupo de atletas. A composição é heterogênea, e é ótimo que seja assim. Temos ginastas novos e outros mais experientes. Pensando já na disputa por vagas olímpicas, acredito que estaremos muito bem-preparados, com atletas capacitados para encarar esse desafio. O ano de 2027 é mais do que estratégico quando se pensa em classificação para os Jogos de Los Angeles, e já estamos nos preparando para esse momento”.
Convocação
Arthur Nory – Esporte Clube Pinheiros – SP
Bernardo Miranda – Minas Tênis Clube – MG
Caio Souza – Minas Tênis Clube – MG
Diogo Paes – Esporte Clube Pinheiros – SP
Diogo Soares – Clube de Regatas do Flamengo – RJ
Gabriel Faria – Minas Tênis Clube – MG
Gustavo Pereira – Minas Tênis Clube – MG
Johnny Oshiro – AGITH-SP
João Victor Perdigão – Esporte Clube Pinheiros – SP
Kayke Santos – SOGIPA -RS
Leonardo Souza – Esporte Clube Pinheiros – SP
Lucas Bitencourt – Minas Tênis Clube – MG
Murilo Souza – AGITH-SP
Patrick Correa – Esporte Clube Pinheiros – SP
Pedro Silvestre – Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa-SP
Rogério Borges – Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa-SP
Tomas Florêncio -AGITH-SP
Vitaliy Guimarães – Minas Tênis Clube – MG
Yuri Guimarães -AGITH/SP
Juliano Oliva – GNU/RS
Derick Goulart – GNU/RS