Final por equipes masculina. Brasil A x Estados Unidos B. Quem leva a melhor no Pan?

No Pan de Guadalajara em 2011, a equipe masculina do Brasil conquistou um título inédito para a nossa ginástica: nossos ginastas foram campeões pan-americanos por equipes. Na ocasião, Estados Unidos preferiu poupar os ginastas que competiram no Mundial e enviaram uma equipe B para o Pan. O Brasil estava com sua equipe mais forte e, merecidamente, campeã da América.

Esse ano a história se repete. Enquanto o Brasil envia sua melhor equipe para o Pan (faltando pouco mais de um mês para o Mundial), Estados Unidos prefere poupar seus melhores atletas e novamente envia uma equipe B para o Pan. A questão é que a equipe americana não é tão “B” quanto parece. O Brasil competirá contra a equipe americana de igual pra igual. Apesar de ser uma análise da equipe americana contra a equipe brasileira, não podemos deixar de levar em consideração a presença de outras equipes importantes que também estarão na briga pelo pódio: Colômbia, Porto Rico e Cuba. Vale lembrar que essas equipes também estarão com seus melhores atletas.

Arthur Zanetti terá um adversário forte nessa competição. Brandon Wynn, medalhista de bronze no Mundial do ano passado enquanto Zanetti foi ouro, ficou fora da equipe Mundial e dentro da equipe do Pan. Wynn acaba de ser campeão americano tirando 15.900 em um dos dias de competição. Essa nota seria boa o suficiente para vencer Zanetti. Mas será que esses 15.900 foi uma nota justa? Tradicionalmente as notas dos campeonatos americanos são um pouco infladas… Esse pequeno exemplo pode ilustrar toda a competição por equipes desse Pan.

Os atletas que compõem a equipe americana são: Brandon Wynn, Jhonatan Horton, Eddie Penev, CJ Maestas, Marvin Kimble e Sean Melton. Somando as três melhores notas de cada ginasta em cada aparelho nos dois dias do nacional americano, a equipe teria um total de 271.700. Pensando nesse total, a equipe americana ficaria com o ouro, já que num somatório de notas feito em uma postagem anterior, analisando as chances das equipes do Brasil no Mundial desse ano, a equipe masculina teria um total de 269.114. Esse somatório contou com as melhores notas de Arthur Nory esse ano e, como a maioria sabe, Nory não competirá no Pan.

Ponto a favor do Brasil: notas americanas infladas que provavelmente serão mais baixas no Pan. Ponto a favor dos Estados Unidos: Arthur Nory fora da competição. Quem leva a melhor? A partir das 11h podemos começar a descobrir. Fica a nossa torcida por mais um título brasileiro!

Postagens Recentes

  • ginástica

UPAG PAGU define calendário da ginástica pan-americana para 2025

Agenda começa em maio com a ginástica de trampolim e encerra em novembro com a…

  • Notícias

Obrigado Zanetti! Ídolo do esporte brasileiro encerra carreira

Com duas medalhas olímpicas no peito, ginasta escolhe se aposentar aos 34 anos Crédito: Um…