Raluca Haidu competirá no Campeonato Europeu
4 de maio de 2012Resultados da seletiva juvenil
5 de maio de 2012Encerrou agora a pouco o segundo dia de competições para o feminino do NHK Cup. Esta competição que se iniciou ontem foi a segunda e última etapa de seleção da equipe olímpica feminina japonesa. A primeira etapa correspondeu ao campeonato nacional ocorrido em Abril.
O processo de seleção consistiu do somátório das notas nos quatro aparelhos em ambos os dias de ambas as competições. Pontos adicionais foram dados com base no grau de dificuldade das séries apresentadas. Rie Tanaka terminou a seletiva em primeiro lugar totalizando 224.150 (somando os quatro dias), o que lhe deu uma sólida nota média de 56.000 como performance no individual geral. Yu Minobe ficou em segundo lugar com 216.650, seguida por Asuka Teramoto que totalizou 216.200. Koko Tsurumi, medalha de bronze no individual geral no mundial de 2009, ficou em um distante quarto lugar somando 215.150, a frente de Yuuko Shintake (215.050) que ficou com a quinta e última vaga.
Assim sendo, as representantes japonesas nas Olimpíadas de Londres serão:
Rie Tanaka
Yu Minobe
Asuka Teramoto
Koko Tsurumi
Yuuko Shintake
Ficaram de fora duas grandes promessas para os jogos olímpicos de 2016. Natsumi Sasada, que ficou conhecida por sua entrada de rondada mortal layout com pirueta na trave, ficou na sexta posição. Mai Murakami, campeã de solo e famosa por seus vídeos na internet treinando exercícios de grande dificuldade tanto no solo como na trave, teve as notas mais altas de solo da competição (14.450 no primeiro dia e 14.600 no segundo), porém teve notas baixas nas barras e na trave que acabaram deixando-a em 10o lugar o final da seletiva.
Resultados completos: http://www.jpn-gym.or.jp/artistic/2012/result/pdf/12olf_w.pdf
Nota: A primeira linha de notas corresponde ao primeiro dia de competições, a segunda linha corresponde ao segundo dia. O somatório ao final da primeira linha corresponde ao somatório das notas nos dois dias do NHK cup. O somatório ao final da segunda linha corresponde ao somatório geral contando as 2 etapas da seletiva.
A última etapa para a equipe masculina está em andamento. Quatro vagas estão em jogo, já que a federação japonesa nomeou oficialmente Kohei Uchimura ainda no final de 2011 como parte da equipe olímpica masculina alguns meses após seu terceiro e histórico título mundial no individual geral.