Elementos das séries masculinas podem diminuir de 10 para 8

Steve Butcher, americano presidente do Comitê Técnico Masculino Internacional, confirmou a intenção que o comitê tem em reduzir a contagem atual dos 10 maiores elementos das séries masculinas para 8.

Chegou-se ao consenso de que o número alto de exercícios faz as séries serem mais difíceis e exige muito do ginasta. Durante as séries de solo, por exemplo, os ginastas tem apenas 1:10 minutos para executar sua série. Isso faz com que os ginastas corram para acelerar a série, podendo resultar em menos segurança.

“Isso pode resultar em diminuição das lesões. Melhorar a segurança é minha maior prioridade. Reduzindo a quantidade de elementos também pode fazer as notas D dos ginastas serem mais próximas, levando a decisão para uma série mais limpa numa final”, disse Butcher.

O Comitê Técnico Feminino, que usou a contagem de 10 elementos no ciclo 2005-2008, diminuiu a contagem para 8 elementos logo em 2009. Para a presidente do comitê Nellie Kim o impacto foi positivo: as ginastas se lesionaram menos e tiveram mais tempo para a parte artística no solo e na trave.

No próximo encontro do Comitê Técnico Masculino, que acontecerá em setembro na Polônia, a decisão pela mudança será definida. Depois disso, o Comitê Executivo da Federação Internacional precisa aprovar a decisão, que entrará em vigor no próximo ciclo olímpico.

Post de Cedrick Willian

Fonte: FIG
Foto: Divulgação

Postagens Recentes

  • ginástica

UPAG PAGU define calendário da ginástica pan-americana para 2025

Agenda começa em maio com a ginástica de trampolim e encerra em novembro com a…

  • Notícias

Obrigado Zanetti! Ídolo do esporte brasileiro encerra carreira

Com duas medalhas olímpicas no peito, ginasta escolhe se aposentar aos 34 anos Crédito: Um…