Denúncias de abuso sexual contra Jesus Carballo são consideradas verídicas

No último mês de fevereiro, o Conselho Superior de Esportes decidiu desqualificar Jesus Carballo de sua função, treinador da equipe espanhola de ginástica artística feminina, até ao esclarecimento de uma queixa de uma ex-ginasta, acusando-o de abusar dela quando ela era menor de idade. Agora, como registrado hoje no jornal espanhol El País, a polícia confirmou que os fatos, que remetem aos anos setenta e oitenta, são considerados “completamente verdadeiros”.

“Carballo arruinou minha vida. Sofro as consequências do abuso ainda hoje. Na sala verde – uma dependência do ginásio – está todos os meus pesadelos”, disse uma das mulheres que denunciou o ex-treinador, acrescentando que até o ano passado não foi capaz de falar sobre isso, e que “todos esses anos eu pensei que em algum momento da minha vida, ele iria me pedir desculpas. Hoje eu já não penso assim.”

Em seu depoimento à polícia, ela detalhou os abuso e agressões sexuais que supostamente foi submetida dos 12 aos 15 anos, e que aconteceram “em treinamentos, hotéis, concentrações e ainda no veículo do técnico. “

“Ele me disse que era o meu pai, e eu passei mais tempo com ele do que com minha família. Havia uma mistura de sentimentos: admirava ele, o amava, mas estava apavorada e eu fui forçada a suportar as coisas”, mesmo sentimento compartilhado por outras ex-ginastas. “Algumas eram emocionalmente ligadas a Carballo, brigavam para se sentar com ele no carro, para estar sempre perto dele. Ele tem o dom da manipulação. Foi uma atmosfera de amor avassalador e um medo real, ao mesmo tempo.”

Outra denúncia relata como “antes dos Jogos de Moscou, na concentração, ele veio á noite para o nosso quarto, fez uma massagem nas costas para me liberar das tensões da competição, como nas outras noites. Depois, ele não saiu do quarto e o vi na cama ao lado. Eu fiquei paralisada!  Fechei os olhos e fingi estar dormindo. Era tão difícil que nunca nos atrevemos a falar sobre isso uma com as outras. “

Até o ano passado, depois de anos e anos sem se atrever a falar sobre o assunto, as ginastas, agora adultas, começaram a abordar a questão de forma clara. “Nós percebemos que não éramos as únicas vítimas, e que ginastas de várias gerações sofreram abusos. Entramos em pânico porque pensamos que talvez isso estava acontecendo, e decidimos procurar a ajuda da polícia.”

Há 14 testemunhos que apontam “episódios de tratamento vexatório, humilhação, insultos de Jesus Carballo ás ginastas e abuso sexual de menores” que podem resultar na prisão do ex-treinador.

O abuso sexual infantil é prescrito na Espanha depois de 20 anos, desde que a vítima atinge a maioridade, e agora a polícia pode não ter encontrado “evidências suficientes” que o treinador abusou outras ginastas nos últimos tempos, embora a hipótese não esteja descartada. O problema, claro, é que dois dos ginastas dizem que já denunciaram estas situações nos anos oitenta mas nenhuma reclamação teve consequências, isso porque ele era uma pessoa que monopolizou o mundo da ginástica espanhola.

Agora, com o relatório policial que expôs o processo, tanto os atletas quanto o Conselho de Esportes decidiram recorrer ao Tribunal de Madrid.

Fonte: http://www.libertaddigital.com/deportes/mas-deporte/2013-05-20/una-de-las-gimnastas-que-denuncio-a-carballo-por-abuso-sexual-me-destrozo-la-vida-1276490587/

Postagens Recentes

  • ginástica

UPAG PAGU define calendário da ginástica pan-americana para 2025

Agenda começa em maio com a ginástica de trampolim e encerra em novembro com a…

  • Notícias

Obrigado Zanetti! Ídolo do esporte brasileiro encerra carreira

Com duas medalhas olímpicas no peito, ginasta escolhe se aposentar aos 34 anos Crédito: Um…