Decifrando o código de pontuação feminino – O que é uma boa nota?

Para
novos fãs da ginástica, uma das coisas mais difíceis para se entender é
o novo sistema de pontuação. Antes mesmo de chegar até o âmago da
questão de saber sobre pontuação E, pontuação D e requisitos de
composição, é bom saber que tipo de referência você está procurando.
Então, o que exatamente é uma boa nota hoje em dia? Costumava ser o mais
próximo possível de dez, certo? Isso, entretanto, não é mais o caso.

Ginástica
era um esporte que costumava ser amplamente entendido a partir de um
sistema de pontuação 10,0. Devido a isso, seguidores ávidos e fãs
casuais tinham algum tipo de idéia do que era ótimo, e que não era tão
bom. Perto de 10 significava uma melhor série (ou algo parecido). Tudo
isso mudou em 2006. Agora as coisas são muito mais complicadas!

Então,
deixe-me tentar acabar com isso para você. Notas nas competições de
elite da ginástica costumam ficar entre 13 e 16 pontos. Estas irão
variar dependendo de aparelhos e competição, mas ainda podemos
facilmente saber se estas pontuações estão indicando uma série boa ou
ruim.

Pontuações variam ligeiramente aparelho para
aparelho (salto e barras tendem a pontuação mais alta do que solo, por
exemplo). Então, antes de passar para lhe dizer como as pontuações são
discriminadas, e que os juízes procuram em uma série, aqui está uma
repartição dos tipos de notas que você pode esperar de cada evento.

Salto

Salto
é um bom lugar para começar a entender as notas. No salto, qualquer
nota próxima a 16 é o equivalente a um 10 (do antigo código). Perto de
15 é uma ótima nota em todos os sentidos, mas não astronômica, e perto
dos 14 é uma boa nota para muitas ginastas, mas geralmente não seria uma
pontuação vista sendo dada para ginastas das nações mais fortes, nem a
uma especialista de salto esperando por uma medalha. Qualquer nota
abaixo de 14 normalmente indica uma queda, ou um mau salto, ou um nível
de dificuldade muito baixo.

O salto abaixo é realizado
por McKayla Maroney e recebeu um astronômico 16.033. Este é um dos
saltos mais difíceis sendo realizados pelas mulheres atualmente. Sua
nota é tão alta por causa da grande dificuldade do salto, mas também
porque ela cravou a chegada e executa muito bem as fases de vôo.

Aliya Mustafina recebeu um 14.966 neste salto. É um salto de menor dificuldade, mas foi bom no ar, e com uma chegada bem sólida.

Tan
Sixin: 14.050. O salto da Tan é tão difícil quanto o da Mustafina, mas
ela chega com o tronco muito baixo e é obrigada a dar um grande passo
para o lado.

Barras Assimétricas

Barras Assimétricas é
relativamente similar ao salto em pontuação – 16 ou mais é uma série
difícil e muito bem executada, 15 é uma ótima série, mas não tão
perfeita e/ou difícil, 14 é uma nota ok, mas nunca seria dada a uma das
principais ginastas ou uma possível medalhista em grandes campeonatos.

He
Kexin tirou um, muito alto, 16.133 por essa série. Essa é a série com
mais dificuldade entre todas as séries de Barras apresentadas nos
últimos 4 anos.

Jordyn Wieber: 15.050. Embora ela tenha uma dificuldade razoável,
Jordyn Wieber tem alguns pequenos erros – ela nem sempre chega na
vertical nos lançamentos, e tem pequenas “quebras de ritmo” durante a
série.

Aly Raisman: 14.200. Essa série foi uma “boa” série, mas tem
pouca dificuldade, juntamente com muitos errinhos de execução (ou seja,
pernas separadas, piruetas fora da vertical, piruetas deveriam ser
executadas totalmente na vertical, ou realmente muito próximo a isso). 

Trave

Trave
tem pontuação ligeiramente mais baixa que salto e barras. Ótimas séries
de trave geralmente recebem notas um pouco acima dos 15, grandes séries
de trave em meados de 14, enquanto séries menos espetaculares, ou
grandes rotinas que contam uma queda, pontuam próximo aos 14,5.

Sui
Lu: 15.866. Essa foi a nota mais alta entre 2009-2012. Ela tem boa
dificuldade e teve apenas um erro facilmente percebível, um pequeno
desequilíbrio no segundo mortal.

Sabrina
Vega: 14.866. Sabrina tem uma dificuldade um pouco abaixo, e alguns
pequenos desequilíbrios, então recebeu uma boa, mas não ótima, nota

Rebecca Bross 14.100. Rebecca teve uma dedução de 1 ponto devido a
sua queda; se não tivesse caído sua nota teria sido um alto 15.100.

Solo

Solo é o aparelho com as menores
notas. Qualquer nota acima dos 15 pontos no solo é uma maravilhosa
série, perto dos 14.5 é ótima. Séries com quedas, baixo grau de
dificuldade, ou execução ruim geralmente pontuam abaixo dos 14 pontos.

Ksenia
Afanasyeva: 15.133. Ksenia Afanseyeva tem acrobacias muito limpas, e
consegue controlar a maioria das suas chegadas, juntamente com saltos de
dança e giros bem executados. Sua dança super criativa também não faz
mal a série não.

Beth
Tweddle: 14.566. Beth tem uma série bem difícil, mas os erros em suas
duas primeiras chegadas, bem como alguns errinhos em giros e saltos, dão
à Beth uma nota mais baixa.

Huang
Qiushuang: 13.700. Huang teve um grande erro na sua primeira acrobacia,
e tem pouca dificuldade, se comparado com as séries anteriores. Ela
também teve duas acrobacias com pouca altura o que também gera grandes
deduções.

Aqui
segue uma tabela com as melhores notas dadas em cada aparelho nos
Mundiais ou Olimpíadas nos últimos 4 anos. Você pode notar o aumento de
notas de ano para ano, de acordo com a preparação dos ginastas para os
Jogos Olímpicos de 2012.

Artigo de Bernard Vella, originalmente postado em http://www.thecouchgymnast.com/?p=7129 . Traduzido por Isadora Córdova.

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