Decifrando o código de pontuação feminino – Conhecendo os movimentos – Saltos

Provavelmente a palavra que mais ouvimos no salto, depois de “cravado”, é a palavra Yurchenko. Você sabe mesmo o que isso significa (e quanto vale) ou você acabou de dizer “yur o quê”? Você já se perguntou o que é um duplo twist, um “tempo” para uma tripla pirueta, ou Rudi com uma pirueta e meia? Ou você apenas assistiu a um gracioso quádruplo giro de Mai Murakami? Alguma vez você já se perguntou como os comentaristas diferenciam um Geinger de um Deltchev? Aqui está a primeira parte da série “Conheça os Movimentos”.

Um dos mais fundamentais elementos de vôo acrobáticos na ginástica é o mortal. É um movimento que é usado em todos os quatro aparelhos, de alguma forma. Vamos começar com as posições básicas do mortal na ginástica.

Há quatro posições corporais possíveis para um salto mortal: grupado, carpado, esticado e pernas afastadas (straddle). A posição grupada é uma posição onde seus joelhos estão dobrados e perto do peito. Quando ginastas aprendem um movimento, eles costumam fazê-lo primeiro na posição grupada, porque é a posição mais compacta e a que te faz girar mais rápido. Portanto, quando você aprende um movimento e não têm altura suficiente, apenas o movimento realizado em posição grupada será concluído. Pense em um skatista. Se eles fizessem seus saltos em uma posição de estrela, quantos giros poderiam fazer? Um ou dois, na melhor das hipóteses. No entanto, eles podem fazer triplos e quádruplos na posição compacta e apertada (grupada). Na posição grupada, deve haver um ângulo de noventa graus, no máximo, entre a perna e o tronco. A ginasta abaixo faz isso!

A posição carpada é realizada como a grupada, mas com as pernas retas. Deve-se ter, no mínimo, um ângulo de 90 graus entre as pernas e tronco – ou menos. Qualquer angulação acima é deduzida. Um movimento realizado na posição carpada tem, muitas vezes, um valor de dificuldade maior que o mesmo movimento realizado em posição grupada e, portanto, vale mais pontos (exceto no solo)!



Esticada
é a posição onde o corpo da ginasta está reto. Geralmente tem dificuldade ainda maior do que a posição carpada, uma vez que o tempo que leva para girar é ainda mais longo. Os saltos Yurchenko mais difíceis são feitos na posição esticada!

A posição de pernas afastadas (straddle) é uma posição utilizada principalmente nas barras paralelas assimétricas. Muitas vezes, é realizada como a posição carpada só que com as pernas afastadas (quando eu digo afastados, quero dizer REALMENTE afastados!).

Por que as posições de corpo são avaliadas de forma diferente? Bem, o corpo gira sobre o eixo de amplitude em velocidades diferentes, dependendo da posição do corpo no mortal. Se um mortal na posição esticada é considerado o tipo base de velocidade de rotação, mortais carpados giram cerca de 1,5 vezes mais rápido e mortais grupados cerca de 2,5 vezes mais rápido (informação da Gymnastics Zone, em tradução livre, Zona de Ginástica). Então, uma lista da posição mais fácil de girar para a mais difícil, que vale também para a ginástica artística masculina, ficaria assim:

– grupado
– carpado
– esticado

Acrobacias para frente são normalmente mais difíceis do que acrobacias para trás. Tomemos, por exemplo, um mortal para frente e um mortal para trás. Quando você aterrissa um mortal para frente, você não pode ver o chão antes de seus pés o tocarem. É isso que podemos chamar de uma aterrissagem cega (blind landing). Quando você faz um mortal para trás, você pode ver o chão desde o ar até o momento que você chega. O fato de que um mortal para frente requer uma aterrissagem cega, é o que o torna mais difícil de cravar e acaba tendo um risco maior e o leva a ter um maior valor de dificuldade, principalmente na trave. Observe, na foto abaixo, o olhar fixo da ginasta na trave enquanto ela executa o mortal para trás.

Agora, para entender como esses saltos são usados no evento onde você mais irá vê-los – os exercícios de solo – aqui está um vídeo, feito pelo sempre fabuloso canal Mostepanovafan. Ele mostra ginastas fazendo todos os tipos de mortais, desde o grupado para frente até o incrível duplo com dupla (duplo mortal grupado com dupla pirueta)! Espero que ajude!

Essa tradução é uma colaboração da leitora Isadora Córdova, e originalmente escrito por Cecile H., do site The Couch Gymnast. O artigo original pode ser encontrado no endereço http://www.thecouchgymnast.com/?p=5902.

Essa é a terceira parte da série “Decifrando o código de pontuação feminino”. Leia as partes anteriores: primeira e segunda.

Postagens Recentes

  • ginástica

UPAG PAGU define calendário da ginástica pan-americana para 2025

Agenda começa em maio com a ginástica de trampolim e encerra em novembro com a…

  • Notícias

Obrigado Zanetti! Ídolo do esporte brasileiro encerra carreira

Com duas medalhas olímpicas no peito, ginasta escolhe se aposentar aos 34 anos Crédito: Um…