A ginasta Daiane dos Santos foi suspensa por cinco meses pela Federação Internacional de Ginástica(FIG) após ter sido flagrada em exame antidoping por uso de substância proibida,anunciou a entidade nesta sexta-feira.
Daiane foi submetida a um exame fora de competição em 2 de julho de 2009 e testou positivo para a substância furosemida,encontrada em medicamentos diuréticos.A ginasta estava sujeita a até dois anos de suspensão.
“A ginasta brasileira está suspensa por um período de cinco meses a partir de 27 de janeiro de 2010 ou do dia que a decisão foi tomada pela Comissão Presidencial,ressaltando assim a decisão apresentada pela Comissão Disciplinar da FIG”,informou a entidade em seu site na Internet.
Tanto Daiane quanto a Agência Mundial Antidoping(Wada,na sigla em inglês) podem recorrer da decisão.
Em dezembro,Daiane compareceu à Comissão Disciplinar da FIG,em Lausanne,para dar suas explicações sobre o caso.
Após ter sido flagrada no exame,a ginasta afirmou ter realizado tratamento de redução de gordura localizada com o uso da substância furosemida e que os medicamentos utilizados estavam relacionados em sua ficha.
A brasileira,especialista na prova de solo,foi campeã do mundo da modalidade em 2003 em Anaheim,nos Estados Unidos.
Daiane disputou os Jogos Olímpicos de Atenas 2004 e Pequim 2008.Na Grécia,ela chegou como grande favorita ao pódio,mas errou a execução de uma das acrobacias na final e acabou em 5° lugar.Quatro anos depois,ela voltou à final olímpica e ficou em 6°.
Agenda começa em maio com a ginástica de trampolim e encerra em novembro com a…
Com duas medalhas olímpicas no peito, ginasta escolhe se aposentar aos 34 anos Crédito: Um…