Copa do Mundo de Ginástica – Etapa de Doha – Análise e resultados
28 de março de 2014Raisa Ganina fala sobre Aliya Mustafina
2 de abril de 2014No último fim de semana aconteceu o Campeonato Pan-Americano de Ginástica Artística, que terminou ontem com as finais por aparelhos. O Brasil terminou a competição com um saldo positivo, principalmente no feminino.
As meninas do Brasil não conseguiram o lugar mais alto do pódio na final por equipes feminina, mas ficaram pouquíssimos décimos atrás das canadenses, que foram as campeãs. Entretanto, nas finais por aparelhos, o Brasil levou todas as medalhas de ouro, apenas dividindo o primeiro lugar do pódio da paralela com a canadense Rose Woo. Rebeca conquistou todos os ouros dessas finais, menos no solo, que ficou com Flávia Saraiva. Aliás, Flávia foi a surpresa da final individual geral: enquanto todos estão acostumados com a ginasta Rebeca Andrade sempre no lugar mais alto do pódio nessa final, dessa foi Flávia quem conquistou primeira colocação. Quem já viu a ginasta competir ao vivo sabe que ela não tem as séries mais difíceis nos aparelhos que precisam de explosão de perna, mas a forma como ela executa toda sua ginástica beira à perfeição. Além do ouro em todas as finais individuais e a prata por equipes, o Brasil ainda foi prata no individual geral e no solo com Rebeca Andrade, e bronze na paralela e na trave com Flávia Saraiva.
No masculino, o Brasil também ficou com a prata na final por equipes, mas bem distante dos americanos, que ficaram folgadamente à 10 pontos de distância da equipe brasileira. O ginasta brasileiro mais completo foi Lucas Cardoso, que ficou com o bronze na final individual geral mas que não passou da casa dos 80 pontos. Ele também foi prata no solo. Gabriel Farias também conquistou duas medalhas: um bronze nas argolas e outro na barra fixa. A única medalha de ouro do Brasil foi na final de salto, onde o ginasta Luis Porto conseguiu a melhor pontuação. O desempenho da equipe masculina foi muito bom, mas um pouco distante da antiga equipe juvenil na última edição desse mesmo campeonato. Atualmente o Brasil conta com várias promessas masculinas muito talentos, mas acredito que os veteranos serão partes importantes da seleção ainda por um bom tempo.
Os destaques da competição masculina foi, sem dúvidas, a equipe dos Estados Unidos, sobretudo o ginasta Alec Yoder, que ficou com o ouro no cavalo com alças, nas argolas e na paralela. O ginasta Martins Strech, medalha de ouro no individual geral, havia se classificado em primeiro lugar para as finais de solo, salto, argolas e paralela, e em segundo lugar para as demais finais. Por algum motivo, provavelmente uma lesão de última hora, o ginasta não competiu nas finais por aparelhos.
Confira os resultados completos.