A Federação Internacional de Ginástica (FIG) decidiu hoje, pela manhã, manter o Campeonato Mundial de Ginástica no Japão. A decisão foi tomada por meio de votação e ainda não foi comunicada oficialmente, apesar de alguns veículos de imprensa internacionais terem publicado notícias a respeito. A decisão poderá ser mudada, se necessário.
Embora a FIG tenha manifestado seu apoio em manter o local da competição, alguns países, como França e EUA, disseram que não mandariam seus ginastas para o mundial, apesar dos comunicados oficiais do Japão dizendo que a radiação em nada prejudicaria os atletas. Esse mundial é o último passo para a classificatória olímpica. Os países que não participarem dessa competição não podem competir na repescagem em Janeiro de 2012.
A oferta da Rússia de sediar a competição – que já sediou o Mundial de Patinação Artística em função do terremoto – provocou declarações sutilmente ofensivas da parte dos japoneses, que disseram que o nível da radiação em Moscou havia sido maior do que em Tóquio. Nomes influentes, como Svetlana Khorkina, responderam ás declarações pressionando ainda mais a FIG a mover o campeonato para a Rússia.
Sinceramente, acho um tanto quanto feio e desnecessário isso que os países estão fazendo: se aproveitando da catástrofe para conseguir sediar o campeonato. Eu quero que a decisão seja realmente mantida pra ver quem vai ter a coragem de não comparecer em Tóquio e colocar em risco a participação nas Olimpíadas.
Agenda começa em maio com a ginástica de trampolim e encerra em novembro com a…
Com duas medalhas olímpicas no peito, ginasta escolhe se aposentar aos 34 anos Crédito: Um…