Muito tempo se passou e, apesar de não podermos fazer a justiça se mover da forma como gostaríamos, não podemos perder o nosso compromisso com a verdade. Estamos ainda em busca de esclarecimentos oficiais do péssimo fato que nos acometeu na Arena Minas durante a realização do Campeonato Brasileiro Adulto de Ginástica Artística em 2015, evento promovido pela Confederação Brasileira de Ginástica.
Na nossa última atualização, a CBG disse que não havia ordenado nada contra o blog; por isso, fomos atrás do Minas Tênis Clube, já que os funcionários do mesmo foram os que executaram a ação de retirada das credenciais e acompanhamento até a saída da área de imprensa.
A resposta do Minas Tênis Clube chegou um mês atrás, e infelizmente não tive tempo hábil para fazer essa postagem de forma correta e justa. Apesar da demora, tomamos esse tempo em respeito à moral do Gym Blog Brazil e ao compromisso com a verdade sobre os fatos que geraram a nossa expulsão.
Resumindo, o Minas Tênis Clube respondeu que o evento foi “organizado e de responsabilidade exclusiva da Confederação Brasileira de Ginástica. O Clube apenas cedeu sua Arena para sediar esse grande evento. Nesse sentido, a Confederação foi a única responsável pela assessoria de imprensa do evento. A assessoria de Comunicação do Minas Tênis Clube, a pedido da Confederação, apenas auxiliou-a na distribuição das credenciais e e recepção dos profissionais credenciados. Portanto, os fatos relatados na notificação extrajudicial dos representantes do Gym Blog Brazil só podem ser esclarecidos pela organização do evento, a Confederação Brasileira de Ginástica“.
Essa informação, logo de começo, já diverge com o que me foi passado pelo próprio Minas Tênis Clube através da Sra. Edmara Colombo, chefe do departamento de ginástica do clube, como vocês podem conferir na imagem abaixo.
Procurei o Sr. Rodrigo Fuscaldi, como me foi dito, e tive o credenciamento do blog efetivado. Continuando, o Minas relata um fato curioso. Confira a imagem.
Essa informação diverge do que foi dito em notificação pela CBG em resposta ao blog, dizendo que “o fotógrafo Ricardo Bufolin não representa a Confederação Brasileira de Ginástica” e que a “CBG assegura que não determinou absolutamente nada contra os representantes do blog”.
A CBG e o Minas se contradizem nessa parte e estamos confusos em entender. O Minas alega que agiu por ordens do Sr. Ricardo Bufolin que, segundo o clube, representa a Confederação Brasileira de Ginástica. Já a CBG diz que não ordenou nada contra o blog e que o Sr. Ricardo não representa a Confederação. Temos uma terceira pessoa envolvida ou o Sr. Ricardo realmente fez seu papel como representante da CBG?
Para confundir ainda mais o nosso entendimento sobre os fatos, na apresentação da página pessoal do Sr. Ricardo no Facebook, contém a informação “Photographer na empresa CBG – Confederação Brasileira de Ginástica“. Ontem mesmo ainda estava em Aracaju, cidade sede da CBG, como podemos conferir na imagem abaixo.
Voltando à notificação, o Minas ainda diz algo em sua resposta que, com todo o respeito, beira o ridículo.
1 – Em momento algum afirmamos que fomos expulsos da Arena Minas. Afirmamos que fomos expulsos da área de imprensa, o que realmente aconteceu. Fomos credenciados para ficar na área de imprensa do evento e ter acesso aos atletas como qualquer outro veículo de imprensa teve. Isso nos foi privado. O único desejo era de um tratamento igualitário; ao contrário, tivemos um tratamento vergonhoso.
Em uma manhã de orientação na Ordem dos Advogados do Brasil, fomos orientados – e isso serve para qualquer outro profissional e amigo de imprensa que estiver lendo essa postagem – a chamar a polícia imediatamente caso algo assim ocorra novamente. Se a polícia não estiver disponível, a primeira coisa a se fazer é procurar um posto policial e relatar o caso para um boletim de ocorrência.
Até o momento, não tivemos mais problema algum com o credenciamentos no Brasil. Participamos do Evento Teste em abril de 2016, dos Jogos do Rio em agosto de 2016 e novamente do Campeonato Brasileiro Adulto de Ginástica Artística em novembro de 2016 (esse último com organização total da CBG). Em todos os encontros que tive com a CBG e com a Agência Photo e Grafia após o ocorrido, foram muito atenciosos comigo e me disseram e asseguraram que o fato ocorrido com o blog em 2015 não irá se repetir novamente.
Post de Cedrick Willian
Agenda começa em maio com a ginástica de trampolim e encerra em novembro com a…
Com duas medalhas olímpicas no peito, ginasta escolhe se aposentar aos 34 anos Crédito: Um…