Diego Hypólito e a falácia do perdedor
4 de agosto de 2012Arthur Zanetti marca seu nome na ginástica mundial e faz história para o Brasil! – Análise e resultados do 2º dia de finais por aparelhos – Londres 2012
6 de agosto de 2012
Confira a análise das finais que aconteceram hoje: solo masculino, salto feminino e cavalo com alças!
Solo masculino
Sinceramente: não gosto da prova de solo do Zou Kai. Ele é, pela segunda vez consecutiva, campeão olímpico de solo. Tudo bem, ele consegue cravar muito bem as passadas. Isso não tem como negar! Mas a postura durante as acrobacias é muito ruim!!! Apesar disso ele fez o trabalho dele e levou o ouro. Ok. Em 2008, o ouro era de Diego Hypólito e ele erro. Dessa vez, ele nem entrou na final…
Kohei Uchimura é aquele ginasta que sempre estará lá! Não é o melhor e nem o pior. No individual geral, Uchimura é o cara, mas nas finais por aparelhos, podemos definí-lo como um ginasta regular. Tanto que ele nunca é considerado como favorito a subir ao pódio nas finais, mas sempre acaba saindo como uma medalha. Dessa vez, prata para ele.
Denis Ablyazin terminou com o bronze. Ele teve a nota de partida mais alta da competição e a mais alta de todo o ciclo olímpico! A prova dele é muito interessante, mas peca um pouco na execução. Merecido 3º lugar.
Essa final foi bem disputada…todas as notas foram muito próximas. Eu queria muito que Tomas Gonzalez Sepulveda tivesse conquistado uma medalha, mas não foi dessa vez. Entretanto, o 4º lugar conquistado nessa final pode ter sido a colocação mais próxima de medalha para um ginasta sul-americano. Vou torcer por ele na final de salto!
Confira os resultados completos.
Salto feminino
Enquanto todos pensavam que a medalha de ouro já estava amarrada no pescoço de McKayla Maroney, Sandra Izbasa foi quem conseguiu a primeira colocação! Ela quase cravou o mustafina e fez um ótimo yurchenko com dupla pirueta. Chorou, quase não acreditou…mas mereceu! Segunda medalha de ouro que Izbasa conquista! E só de pensar que ainda pode vir uma terceira…
Assim como em Pequim, em que Cheng Fei caiu no segundo salto e terminou com a medalha de bronze, a melhor saltadora desse ciclo também não conseguiu o ouro olímpico. McKayla Maroney caiu no seu segundo salto e terminou com a prata. Ficou decepcionada, claro. Só que a carreira de Maroney não pode terminar aqui! Cheng Fei, sem dúvidas a melhor saltadora de todos os tempos, conseguiu sua medalha olímpica, mesmo que de bronze, em sua segunda olimpíada. Oksana Chusovitina nem se fala! Maroney tem potencial para ser campeã de salto durante todo o próximo ciclo olímpico, e também pode cravar o seu nome no código de pontuação! Ou só eu que acho que ela conseguiria executar um yurchenko com tripla pirueta?
Maria Paseka levou o bronze. Achei a nota do amar um pouco alta pelo salto que ela executou. O salto não teve altura, ela terminou o salto girando e deu um passo largo na chegada. E o passo largo na chegada foi pra fora do limite permitido. Ela deveria ter sido penalizada, mas a penalização não aparece na nota final dela…não entendi!
Janine Berger é uma saltadora em ascensão! Ela apresentou dois saltos bons saltos, com boas dificuldades e altíssimos! Sinto que ela vai ser medalhista no Mundial do ano que vem…
Oksana Chusovitina não apresentou o tsukahara com dupla pirueta, o que comprometeu a nota final dela. Poderia ter sido, novamente, medalhista olímpica. Espero que ela não se aposente! Acho ótimo poder vê-la competir! Admiro demais!
Yamilet Pena partiu pro tudo ou nada! E, mais uma vez, não deu nada. Mas ela me admira muito! Sinceramente. Ela se agarrou a chance de acertar o salto que se propôs e é isso que ela vai fazer: arriscar sempre! No dia que ela acertar…medalha na certa! Torci por ela hoje. Teve uma chance única. Quase deu certo.
Duas canadenses na final…A lesão de Ellie Black fez com que ela não apresentasse um segundo salto, enquanto Brittany Rogers desempenhou o seu papel.
Confira os resultados completos.
Cavalo com alças
Kristian Berki repetiu o feito do campeonato mundial e levou o ouro olímpico. A prova de Berki foi ex-ce-len-te! Com todas as letras. Uma das melhores provas de cavalo que eu já vi. Essa medalha foi merecida demais! Aliás, todas as medalhas foram merecidas. Os juízes dessa final estão de parabéns!
Estão de parabéns porque não cederam à emoção do ambiente de competição, que queria, calorosamente, um ouro britânico. E Louis Smith poderia ter sido ouro sim! Alguém pode me explicar como que se flutua num cavalo com alças? Ele é muito leve!!! A impressão que ele passa é que o aparelho mais difícil da ginástica masculina é o mais fácil. A prova que Smith executou foi maravilhosa, mas não melhor que Berki. Terminaram empatados, mas pelo critério de desempate, que dá a medalha a ginasta que foi mais perfeito, Smith teve que se contentar com a prata.
Pra fechar o pódio, mais um britânico: o “menino” Max Whitlock levou um bronze (também merecido) em sua primeira Olimpíada! Acho que isso será uma motivação pra Whitlock seguir os passos de Smith, que agora possui 3 medalhas olímpicas. A inclusão de Whitlock na equipe inglesa, para mim, era uma incógnita. Achei arriscado confiar num estreante na categoria adulta. Posso dizer que a participação dele nessa Olimpíada me surpreendeu.
O italino Alberto Busnari arriscou em uma série bem diferente do que estamos acostumados a assistir. Acertou toda a série, que é muito massa! Esse 4º lugar fechou a colocação dos ginastas que acertaram a prova inteira. Todos os demais ginastas dessa final tiveram erros que comprometeram, mesmo que pouco, suas séries.
Confira os resultados completos.