Acaba de terminar a final por equipes feminina e, como era esperado, a equipe dos Estados Unidos foi campeã mundial 2014! Com uma diferença enorme de quase 7 pontos, a equipe deixou a China em 2º lugar. Completando o pódio, Rússia sobrevive em 3º com Mustafina e mais 2 ginastas de gerações passadas.
Os Estados Unidos fez uma excelente competição. Com notas altíssimas no salto e uma média em torno de 14.900 na paralela, a equipe se permitiu alguns desequilíbrios na trave. A nota mais baixa da equipe foi de Kyla Ross no solo, um 13.966. Kyla costuma tirar mais nota que isso, entretanto a ginasta sofre com uma lesão nas costas. Seria melhor um descanso para Kyla depois do Mundial pra que ela possa ter chances de tentar uma vaga no ano que vem. Simone Biles não competiu no individual geral hoje, mas foi a melhor no salto, com 15.866, e no solo, com 15.375. MyKayla Skinner fez o melhor salto cheng de sua vida, conseguindo 15.775.
A equipe chinesa não conseguiu a vantagem que poderia em seus melhores aparelhos: paralela e trave. Shang Chungsong e Yao Jinnan erraram a paralela e enquanto Huang Huidan e novamente Jinnan não deram o seu melhor na trave. Ainda se deram ao luxo de errar no salto, com Chen Siyi, que conseguiu apenas 14.133 num yurchenko com dupla pirueta. Era necessário que a China fosse excelente nesses 3 aparelhos para compensar o solo fraquíssimo da equipe atual. Mesmo assim as chances de bater os Estados Unidos eram muito pequenas, mas a diferença de 7 pontos seria diminuída consideravelmente.
Mais uma vez Aliya Mustafina salvou a pátria. Melhor em todos os aparelhos, exceto trave que ficou em 2º, Mustafina fez uma soma de 58.998 nos quatro aparelhos e se firma como a melhor russa da atualidade. Apenas uma Viktoria Komova completamente recuperada seria capaz de contribuir com a equipe russa da mesma forma que Mustafina, equipe essa que, 6 anos depois, contou com Ekaterina Kramarenko mais uma vez e que não permite a pobre Tatiana Nabieva oficializar sua aposentadoria.
O país que mais surpreendeu nessa final foi a Romênia. Tirando os Estados Unidos, essa foi a melhor equipe em ação nessa final. As romenas realmente cumpriram sua meta na China e se mantiveram entre as 4 potências do Mundo, o chamado G4. Saindo da 7ª colocação na fase classificatória, o país terminou em 4º lugar na final, quase ultrapassando as russas. Larisa Iordache teve apresentações excelentes, que somadas ao desempenho correto do restante da equipe, resultaram em uma grande melhora. As notas das outras ginastas acabaram sendo bem diferentes de Iordache (exceto salto sobre a mesa e Munteanu na trave), mas quem acompanha a ginástica romena sabe que a equipe competiu com o melhor que pode e errou o mínimo possível. Aplausos!
A equipe italiana só teve um desempenho abaixo do esperado, que foi de Giorgia Campana na trave. A equipe britânica contou com uma péssima nota de Hannah Whelan na trave e pode ter perdido a maior chance que já teve como equipe em um Mundial. Austrália fez o pior solo do dia enquanto apresentou bons desempenhos na trave e paralela. Em último lugar a equipe do Japão, que competiu corretamente exceto pela queda de Asuka Teramoto na trave, seu melhor aparelho.
Resultados completos: http://gymnasticsresults.com/worlds/2014/wag/teamsfinal.pdf
Foto: Site Oficial do Mundial
Agenda começa em maio com a ginástica de trampolim e encerra em novembro com a…
Com duas medalhas olímpicas no peito, ginasta escolhe se aposentar aos 34 anos Crédito: Um…