Análise e resultados do Mundial de Ginástica Artística 2014 – Classificatórias masculinas
5 de outubro de 2014Possível “line up” do Brasil na final por equipes masculina
7 de outubro de 2014Terminou hoje as classificatórias femininas do Mundial de Ginástica Artística 2014. Com uma participação muito discreta, o Brasil ficou em 16º lugar e não se classificou para nenhuma final individual. A ginasta mais próxima disso foi Daniele Hypólito, que terminou na 34ª colocação no individual geral, onde se classificam para a final 24 atletas. Os Estados Unidos foi a equipe mais forte da competição, se classificando em 1º lugar para a final por equipes e classificando 2 ginastas para todas as finais, exceto paralela.
Equipes
Os Estados Unidos foi, de longe, a melhor equipe da competição. Terminaram a classificatória em 1º lugar, quase 5 pontos à frente da China, que ficou em 2º com 230.753. A equipe chinesa está com provas de paralelas e trave muito boas, mas está talvez com o pior solo de todos os tempos. A equipe russa, que também está bem fraca no solo, também não competiu bem na trave e se classificou em 3º. Grã-Bretanha terminou em 4º, e não foi só essa equipe que deixou a Romênia para trás: Itália e Japão também fizeram o mesmo. Somando menos que o Brasil na paralela, a equipe romena se classificou em 7º lugar. Austrália completa a final, sem a ajuda de Lauren Mitchel.
Previsão da final por equipes
1 – Estados Unidos
2 – Rússia
3 – China
4 – Grã-Bretanha
5 – Itália
6 – Romênia
7 – Japão
8 – Austrália
Resultados completos: http://gymnasticsresults.com/worlds/2014/wag/teamsqual.pdf
Individual geral
Simone Biles vai com todas as chances de ser bicampeã mundial pela segunda vez consecutiva. É praticamente impossível tirar o ouro da ginasta, a não ser que ela erre muito. Com um erro grande na paralela e uma nota bem abaixo do que costuma tirar nesse aparelho, Biles ainda se classificou em 1º lugar, 0.700 à frente de Aliya Mustafina que ficou em 2º. Larisa Iordache é a terceira colocada quase diretamente seguida de Yao Jinnan, que não foi feliz na sua série de solo. MyKayla Skinner, por pouquíssimos centésimos, quase tirou Kyla Ross dessa final. No ano passado, Ross ficou em 2º e esse ano tem a chance de defender seu pódio novamente. Vanessa Ferrari, que voltou a executar o yurchenko com dupla pirueta, completa o ranking das 6 melhores ginastas que rodarão juntas na final. Uma surpresa de um país de pouca expressão: Ana Filipa Martins, de Portugal, se classificou para essa final. Esse provavelmente é o melhor resultado do país em um Mundial.
Previsão
1 – Simone Biles
2 – Yao Jinnan
3 – Aliya Mustafina
Resultados completos: http://gymnasticsresults.com/worlds/2014/wag/aaqual.pdf
Salto
Simone Biles novamente é a primeira classificada, bem próxima de Hong Un Jong. Jong conseguiu mais nota que Biles no amanar e mas não foi bem no 2º salto. Na lista de novos exercícios que serão apresentados no Mundial está o yurchenko com tripla pirueta sugerido por Jong, que terá nota 6.8. A final de salto é a última chance que a ginasta terá para apresentá-lo, já que a Coréia do Norte não sel classificou para a final por equipes e nem a ginasta se classificou para a final individual geral. Independente desse salto, Jong tem nota de partida maior que Biles e pode ser a campeã.
MyKayla Skinner saltou o melhor cheng de sua vida, conseguindo um 15.633 dos juízes e se classificando em 3º. Alla Sosnitskaya tirou um cheng da manga bem próximo ao Mundial e se classificou em 4º para a final. Alexa Moreno também está na final, com um tsukahara com dupla pirueta e uma reversão com pirueta e meia.
Previsão
1 – Hong Un Jong
2 – Simone Biles
3 – MyKayla Skinner
Resultados completos: http://gymnasticsresults.com/worlds/2014/wag/q1vt2.pdf
Paralela
A China mostrou toda sua tradição e, se pudesse, colocaria 3 ginastas nessa final. Entretanto, as 2 melhores foram Yao Jinnan e Huang Huidan. Ambas as ginastas estiveram na final de paralela no ano passado e Huidan tem a chance de defender seu título. Ashton Locklear foi a 3ª melhor, sendo a melhor ginasta de paralela dos Estados Unidos esse ano. A final promete ser ótima: a peúltima classificada, Lisa Hill, conquistou 15.100 pontos, enquanto Yao Jinnan conquistou 15.666. A decisão na final será conquistada pelos mínimos detalhes.
Previsão
1 – Yao Jinnan
2 – Huang Huidan
3 – Ashton Locklear
Resultados completos: http://gymnasticsresults.com/worlds/2014/wag/q2ub.pdf
Trave
Simone Biles em primeiro mais uma vez. Quem passa mais próximo de ultrapassá-la é Larisa Iordache, que tem a nota D um décimo abaixo de Simone. Yao Jinnan e Yawen Bai seguem logo após. Elsabeth Black acerta a série que costuma errar com frequência e também está na final. Kyla Ross, prata no ano passado, e Aliya Mustafina, campeã no passado, têm a chance de defenderem seus títulos. Asuka Teramoto completa o time das 8 melhores.
Previsão
1 – Larisa Iordache
2 – Simone Biles
3 – Yao Jinnan
Resultados completos: http://gymnasticsresults.com/worlds/2014/wag/q3bb.pdf
Solo
Simone Biles tem mais um ouro praticamente garantido. A facilidade com que Simone executa acrobacias tão difíceis é incrível. Larisa Iordache é, de novo, a concorrente mais forte, mas não para o ouro. Nessa final, todas as demais ginastas disputam a prata e o bronze. Além de Iordache, MyKayla Skinner e Vanessa Ferrari também tem séries muito difíceis e disputarão o pódio.
Investindo em elementos de dança com grande valor de dificuldade, Aliya Mustafina conseguiu uma vaga na final, em que todas as ginastas partem de 6 (Claudia Fragapane, Mustafina e Erika Fasana) ou mais, exceto a australiana Larisa Miller, que se classificou em 8º lugar com nota D 5.8. Roxana Popa é a primeira reserva do aparelho e ficou empatada com Larisa Miller, mas sua nota de execução, como critério de desempate, a deixou fora da final.
Previsão
1 – Simone Biles
2 – Larisa Iordache
3 – Vanessa Ferrari
Resultados completos: http://gymnasticsresults.com/worlds/2014/wag/q4fx.pdf
As finais começam amanhã a partir das 08h, com o Brasil competindo a final por equipes masculina.