A equipe russa garantiu duas medalhas de ouro nas finais do individual geral que aconteceram hoje: Aliya Mustafina e David Belyavskiy são os campeões europeus 2013! Além dos dois ouros, a equipe também conquistou um bronze com Anastasia Grishina.
Não foi fácil, mas Aliya Mustafina conseguiu! Venceu o individual geral do Campeonato Europeu 2013 com uma diferença de 6 décimos em cima de Larisa Iordache. Aliya competiu a final bem melhor do que na classificatória, conseguindo completar sua prova de trave. Entretanto foi na paralela, último aparelho das duas rivais, que Mustafina garantiu o ouro: enquanto Larisa teve problemas nas ligações e na passagem de mortal esticado para barra baixa, Mustafina começou a série com um sorrisinho no canto da boca. Parecia pensar: “Agora é o meu momento”… E foi! Com uma excelente série, Mustafina, que até a última rotação esteve atrás de Iordache, sagrou-se campeã européia 2013! O pódio foi completado por Anastasia Grishina, que também conseguiu assegurar sua medalha “all around” na prova de paralela. Grishina brigava pelo bronze diretamente com Diana Bulimar e Giulia Steingruber, que acabaram empatadas na quarta colocação.
Já no masculino, por uma diferença de quase 7 décimos, erramos na previsão: David Belyavskiy é o campeão europeu 2013. E foi uma disputa acirrada! O britânico Max Whitlock, meu candidato ao ouro nessa final, teve desempenhos inferiores no salto e nas argolas com relação aos apresentados na competição classificatória. Apesar disso apresentou a melhor prova de solo da competição, e a única nota acima de 15 no cavalo com alças. Acho que é apenas uma questão de tempo para que Max consiga consolidar suas notas nos outros aparelhos, e até aumentar o grau de dificuldade em alguns. Belyavskiy esteve entre os melhores na paralela, na barra fixa e no cavalo com alças, mas não foi o melhor ginasta em nenhum aparelho. Percebemos que isso não faz diferença alguma numa final de individual geral. Oleg Verniaiev foi o melhor atleta no salto e na paralela, com uma diferença enorme para os outros colocados, mas o desempenho fraco nos outros aparelhos, principalmente no cavalo com alças, acabou por deixá-lo distante dos dois primeiros colocados. Bronze para Verniaiev.
Confira os resultados completos: masculino e feminino.
A previsão GBB acerta sua primeira aposta – Aliya Mustafina -, e bate na trave na segunda – Max Whitlock. Nos encontramos amanhã nas finais por aparelhos!
Agenda começa em maio com a ginástica de trampolim e encerra em novembro com a…
Com duas medalhas olímpicas no peito, ginasta escolhe se aposentar aos 34 anos Crédito: Um…