Informações referentes à convocação para a participação da Ginástica Artística no estágio de treinamento e aclimatação para o Mundial de Ginástica Artística, a ser realizado em Tóquio, Japão, no período de 13 a 26 de setembro de 2014. Depois do período, os ginastas que farão parte da equipe oficial que competirá no Mundial serão definidas e viajarão para China.
MASCULINO
Arthur Nory
Arthur Zanetti
Caio Souza
Diego Hypólito
Francisco Barretto
Lucas Bitencourt
Pétrix Barbosa
Sérgio Sasaki Júnior
Técnicos: Cristiano Albino, Fernando Lopes, Marcos Goto e Renato Araújo
Treinador chefe: Vladimir Vatkin
Apenas 6 ginastas dessa lista competirão no Mundial. Dentre estes, Caio Souza, Sérgio Sasaki e Arthur Zanetti são, ao meu ver, atletas garantidos na equipe. Tudo indica que os outros ginastas seriam os mesmos que participaram do Pan, mas a volta de Arthur Nory pode mudar um pouco as coisas. Não se sabe até que ponto o dedo de Nory está recuperado, mas em condições 100% saudáveis, Nory não é um ginasta que se imagina fora da equipe. Para ele entrar, Diego Hypólito, Francisco Barreto ou Lucas Bittencourt teria que sair. Diego está fazendo o máximo que pode nos outros aparelhos e está trabalhando em uma série de solo mais difícil. Francisco Barreto vem de uma série de bons resultados (foi campeão brasileiro esse ano) e contribuiu muito bem no Pan, contando a maior nota da equipe no cavalo com alças. Lucas Bittencourt foi o melhor individual geral do Pan e teve ótimas notas no brasileiro. Independente da escolha depois da avaliação, essa equipe é, sem dúvidas, a melhor equipe que o Brasil já teve. A questão agora é acertar as séries na fase classificatória e não deixar que deslizes aconteçam como no Pan.
FEMININO
Daniele Hypólito
Isabelle Retamiro
Julie Kim Sinmon
Letícia Costa
Maria Cecília Cruz
Mariana Oliveira
Mariana Valentin
Rebeca Andrade*
Técnicos: Iryna Iliashenko, Ricardo Pereira, Francisco Porath* e Oleg Ostapenko*.
Treinador chefe: Alexander Alexandrov
*A ginasta Rebeca Andrade e os treinadores Oleg e Francisco retornarão ao Brasil após o término da aclimatação.
Já era sabido que Jade Barbosa não estaria na equipe por conta da operação que reparou uma lesão no joelho. Entretanto, não podemos deixar de ressaltar a boa fase em que a ginasta se encontrava, executando séries muito melhores que no ciclo passado. Jade era a brasileira com mais chances de finais no Mundial esse ano.
Sem Jade, a equipe não deve ser diferente da que competiu no Pan. Com isso, a reserva provavelmente será Mariana Valentim. Apesar de ter trave e solo relativamente bons para a equipe, Mariana não tem uma paralela boa, além de quase nunca acertar a série nesse aparelho. Por isso é que Maria Cecília acaba entrando para competir só nesse aparelho, onde consegue pontuar algo em torno de 13.300, o que atualmente é uma nota boa para o Brasil. As chances maiores do Brasil se classificar bem como equipe estão na melhoria do salto sobre a mesa. Sabe-se que algumas ginastas tem condições de saltarem yurchenko com dupla pirueta e já fizeram isso em treino. Agora é esperar para ver.