"ELEMENTOS NOMEADOS"
23 de junho de 2009Mosiah Rodrigues comemora vitória pela terceira vez no Troféu Brasil
23 de junho de 2009
A Federação Internacional de Ginástica prossegue a investigação sobre uma possível falsificação etária das atletas Dong Fangxiao e Yang Yun(China),Olimpíadas de Sydney,em 2000.
A federação anunciou nessa hoje que a fraude ainda não foi totalmente descartada no caso dessas ginastas,e irão continuar uma “investigação completa” para descobrirem se elas tinham a idade mínima de 16 anos,quando participaram dos Jogos Olímpicos de 2000.
Dong Fangxiao e Yang Yun integraram a equipe da China medalhista de bronze em Sydney,onde Yang também conquistou a medalha de bronze nas barras assimétricas.
Alegações de que as duas eram mais jovens em Sydney surgiram durante as Olimpíadas de 2008,quando começou uma polêmica em torno das idades de algumas integrantes da equipe feminina da China,que foi campeã olímpica em Pequim.Dong chegou a afirmar que os documentos que ela utilizou para competir em Sydney foram preenchidos com uma data de nascimento errada.
Yang,que atualmente está casada com o campeão mundial e olímpico Yang Wei,declarou em uma entrevista na televisão que tinha 14 anos de idade durante as Olimpíadas de 2000.Mais tarde ela disse que foi tudo um engano.
O Comitê Executivo da FIG criou uma Comissão Disciplinar na sexta-feira,que será presidida por Rached Gharbi(Tunísia),juntamente com Margarida Dias Ferreira(Portugal) e Marc Schoenmaekers(Bélgica).
“A Comissão foi convidada a examinar o caso e tirar suas próprias conclusões se o limite de idade foi ou não violado.Em caso afirmativo,a Comissão Disciplinar irá propor sanções ao Comité Executivo”,afirmou a FIG.
A Comissão Disciplinar irá anunciar a sua decisão ao Comitê Executivo da FIG em uma reunião em Lausana,no mês de setembro.