European Youth Olympic Festival 2013 – Individual geral
18 de julho de 2013European Youth Olympic Festival 2013 – Finais por aparelhos
22 de julho de 2013Esse texto é um relato das observações feitas por Hugo Santhiago Lopes durante o Camping de Treinamento da Ginástica Artística Feminina. Ele esteve presente no evento no sábado, último dia de treinamento, dia em que todas as ginastas passaram suas séries.
“Cheguei em Três Rios bem cedo e logo o treino começou com toda a formalidade. As meninas se alinharam, Georgette falou algumas coisas e Alexander Alexandrov tomou a palavra. Falou pouco, mas falou com autoridade e tom de estímulo/expectativa para com as ginastas, e mandou começar o aquecimento. As meninas foram correr, fazer alongamento, exercícios de flexibilidade e não demorou muito pra Irina e o próprio Alexandrov começarem as correções pois algumas meninas não estavam com os dedos esticados, falta de ponta e até mesmo com flexibilidade limitada… Depois disso, cada uma foi pra sua subdivisão e começaram a treinar… Cada uma com seu técnico e assistentes técnicos e Alexandrov só observando.
Achei bem exaustivo o alongamento grupal + treinamento com técnico/treinamento em aparelho + aquecimento + competição… Algumas pareciam exauridas antes mesmo de pisar no aparelho, mas enfim, deve ser assim nos outros países e ginástica artística não fácil… Eu particularmente gostei mais da outra seletiva, em termos da competição, pois foi só isso que acompanhei. Muitos erros bobos, uma leve piorada na execução de algumas e como tinham mais meninas ficou mais difícil de dar atenção e ver tudo. Teve 3 lesões, infelizmente! A primeira foi Tamires Veiga, que foi fazer salto na mesa e machucou o pé. Beatriz Silveira, da Qualivida, estava super bonita na trave com uma ligação de split + estrela sem mãos + mortal pra trás, mas machucou o pé antes da competição. Subiu na trave aos prantos, fez uma estrela sem mãos, apresentou e desceu. E a outra foi a Ingrid Messias, que fez um full in e caiu de mal jeito também sobre o pé e não aguentou levantar.
Enfim, acredito que a ginástica brasileira possa chegar a um nível bem interessante no futuro… Não vou ser cético ao ponto de falar em primeiro lugar por equipes em 2016 pois não se faz um time campeão em 3 anos, ainda mais sem estrutura, só que nós temos talentos individuais e se eles forem bem trabalhados, podemos esperar grandes resultados! Estou otimista com o que vi hoje e super ansioso pra ver onde chegaremos!”
Considerações sobre as ginastas
“Daniele Hypolito: paralela boa, a mesma que faz a anos. Acho que ela estava com dor nas costas, não fez solo nem salto e só treinou a trave. Na trave estava com split + estrela + mortal lateral. Fez uns giros bem centrados e depois saiu. Deu apoio pra todas as meninas.
Jade Barbosa: bem apreensiva o tempo todo e só fez paralela. Voltou com uns movimentos antigos e ela deu uma emagrecida desde o último camp pra cá. Acho que ela estava com dores também, nem do aquecimento grupal ela participou.
Adrian Gomes: estava sentindo as costas mas é guerreira! Fez o alongamento e tudo que pediram, achei super digna. Não fez trave nem salto. No solo, fez um DC altinho e depois fez um DG meio sem rotação, chegou com as mãos no chão e fez cara de choro. Foi pra paralela, fez a série antiga e acertou.
Rebeca Andrade: muito divertida! Achei que ela deu uma espichada e fiquei com medo… No salto ela tentou o amanar 2 vezes e se perdeu nas duas. Fez “timers a la McKayla” que realmente impressionaram! Na hora, saltou DTY cravado, um dos mais bonitos que já vi! Na trave ela me surpreendeu, entrou de front carpado, fez giro com perna elevada, tentou fazer ligação de reversão + mortal pra frente e saiu de duplo carpado. Já no solo, no treinamento ela fez dois duplo esticados lindos e cravados, mas na hora ela me pareceu meio desnorteada e deu um passinho. Caiu na uma e meia + uma, perna frouxa. Paralela estava mais consistente. Detalhe: Alexandrov a observava e dava sinal de “ok” pra ela sempre que acertava, com um sorriso no rosto.
Flávia Saraiva: não é novidade que ela é minha favorita e só me resta elogios a ela. Hoje ela estava meio cansada, teve erros bobos. Na trave, seu melhor aparelho, teve duas quedas mas mudou a saída do último camp e voltou a fazer duplo grupado. No solo teve a mesma performance de antes, bem graciosa. O que eu achei legal foi que a Margarita corrigia milimetricamente os detalhes e ela sempre sorria pois a Flávia fazia exatamente o que ela pedia! Já na paralela ela não fez o tsukahara, mas colocou o katchev. Saltou yurchencko com uma pirueta bem no eixo.
Lorrane dos Santos: Saltou uma e meia. No solo fez duplo twist grupado, duplo carpado, dupla pirueta e terminou de flic sem mãos + duplo grupado. Acertou trave e paralela.
Julie Kim: continua limpa, mas acredito que ainda não está 100%, teve errinhos. Gostei muito do yurchencko com pirueta dela. Pega altura, não descola as pernas e a chegada é super tranquila. Paralela limpinha, a mesma de sempre. Na trave ela teve uma queda, eu acho. Saiu de duplo grupado.
Mariana Oliveira: muito linda e precisa. Adorei o yurchencko com dupla pirueta, foi alto e limpo. Na trave ela fez o mortal pra frente lindamente, sheep jump bem alongado e saída alta. Fez o solo com duplo twist grupado, uma e meia + duplo grupado, dupla e meia e terminou de duplo carpado com passos. O que eu mais gostei é que ela faz tudo com a cara de “no big deal”, talvez a melhor do dia.
Mari Valentim: fez o memmel bonitinho, fez um duplo carpado alto, um duplo grupado meio estranho e caiu na uma e meia + pirueta. Na trave fez a mesma série, acertou. Yurchencko com pirueta bonitinho, e completou a paralela.
Ana Flávia: não foi bem na trave, caiu na uma e meia no salto e o solo foi bem carregado. Fez paralela simples.
Raquel Silva: uma nova ginasta do CEGIN, toda consistente, bem boa. Yurchencko com pirueta no salto, duplos no solo e saiu de duplo na trave.
Lorena Rocha: deu uma boa melhorada! Duplos altinhos no solo. Yurchencko com pirueta no eixo, acho que ela fez uma largada na paralela e saiu de duplo pra frente. Entrou de layout na trave e caiu, mas acertou o resto.
Letícia Costa: manteve as séries do último camping.
Maria Cecília: saltou mortal carpado pra frente ou uma pirueta e meia, não me lembro bem. Duplo twist grupado no solo, bem alto nos treinos, duplo carpado, duplo grupado DG. Entrada de mortal grupado na trave. Não vi a paralela.”
Esse foi o máximo de informações que conseguimos. Assim que os vídeos forem postados, colocaremos na página do GBB no Facebook. O nosso obrigado ao Hugo Santhiago Lopes, por todas as considerações e por ter permitido a postagem de sua opinião aqui no GBB.