Entrevista GBB com Arthur Akopyan, técnico da ginasta McKayla Maroney
2 de outubro de 2013Mundial de Ginástica Artística 2013 – Análise da final individual geral masculina
3 de outubro de 2013Assim como nas classificatórias masculinas, aqui vai a análise das classificatórias femininas.
Brasil
Daniele Hypólito não teve um bom dia. Por causa de uma lesão no pé, a ginasta desistiu de competir no individual geral e veio para fazer apenas paralela e trave. Na paralela teve erros muito grandes. Logo no começo da série ela escorregou a mão na transição da barra alta para a baixa, e ainda caiu na saída de duplo esticado. Gostaria que ela tivesse acertado para termos uma noção de quanto seria a nota. E na trave, foi uma decepção só: por incrível que pareça, e por mais experiente que a Daniele seja, ela se mostrou um pouco nervosa durante a série. Desequilibrou em partes coreográficas e em saltos muito simples, coisa que ela não costuma fazer. Assisti a série de Daniele no Brasileiro Juvenil e posso dizer que ela tinha grandes chances de entrar para a final de trave nessa competição. Realmente uma pena o que aconteceu! Apesar dos erros, ainda teve um bom resultado: tirou 13.866 e ficou como 3a reserva dessa final!
Mundo
Simone Biles veio com tudo: se classificou em primeiro para a final do individual geral e solo, em 2º para a final de salto, em 5º para a final de trave e em 6º para a final de paralela. A partir de sexta, ela compete todos os dias!
Kyla Ross, com toda sua limpeza em executar as séries, competiu no primeiro grupo e colocou suas notas dentro das finais para ficarem lá até o final! Se classificou em 2º para a final do individual geral, 2º para a final de paralela, 3º para a final de trave e 6º para a final de solo!
McKayla Maroney também competiu no individual geral e, apesar de ter tido uma queda na trave, ficou com nota entre as 6 primeiras! Como a regra manda, Maroney teve que ficar de fora, já que não foi melhor que Kyla ou Simone, mas foi primeiríssima na final de salto e teve nota para entrar para a final de solo. Espero que Martha Karolyi coloque Maroney no lugar de Ross na final desse aparelho.
Larisa Iordache começou na paralela, e passou um susto em todo mundo. Sua atuação foi péssima! Teve uma nota super baixa, mas voltou ao normal nos outros aparelhos, se classificando em 1º para a final de trave e 3º para a final de solo. Ficou classificada em 4º lugar para a final do individual geral e pode melhorar essa classificação.
Aliya Mustafina foi a ginasta mais sem graça de assistir. Não sei se porque uma expectativa muito grande é criada em cima dela, mas assisti-la ao vivo foi uma experiência um pouco decepcionante. Ela em nada parecia com a campeã mundial de 2010… Aqui pareceu meio apática, com erros grandes no solo, com uma trave toda desequilibrada e mais uma queda no salto. A paralela salvou o dia, finalmente uma performance boa de se ver! Espero que ela apresente todas as dificuldades que possui nesse aparelho na final.
Temos duas chinesas no primeiro grupa das classificadas para a final do individual geral: Yao Jinnan e Shang Chunsong. Enquanto Yao Jinnan está com um solo bem fraco, Shang apresenta um salto fraco. Isso coloca as duas entre as primeiras, mas não como favoritas a uma medalha. Independente disso, tudo pode acontecer numa final de individual geral! Jinnan ainda lidera a classificação da paralela e Shang se classificou em 2º para a final de trave.
Vanessa Ferrari não teve erros, competiu bem, mas com as notas um pouco infladas, principalmente na paralela. Vanessa está na final de solo e trave. Giulia Steingruber deu o seu melhor, se classificou bem para a final individual geral e ainda está na final de solo e salto. Ellie Black também foi bem, está na final do individual geral e do solo.
Yamilet Peña fez o melhor salto produnova de sua vida e conseguiu entrar para a final de salto. Becky Downie, Ruby Harrold e Sophie Shedder brilharam nas paralelas. Murakami Mai mostrou que também é boa fora do Senoh e está na final de solo. Sandra Izbasa fez um solo de dar arrepios e também está na final.
Decepções
Jessica Lopez fora da final de paralela, Daniele Hypólito fora da final de trave, Victoria Moors errando o exercício que leva seu nome e fora da final de solo, Martha Pihan errando todas as séries possíveis e Vanessa Ferrari tirando a mesmo nota que Larisa Iordache no solo.
Mais uma: Jade Barbosa lesionada e sem representar o Brasil nesse Mundial. As notas que Jade tirou na Copa do Mundo de Portugal a teriam colocado na final de trave, salto e individual geral.
Resultados completos