Análise e resultados do Mundial de Ginástica Artística 2014 – Final por equipes masculina
7 de outubro de 2014Análise e resultados do Mundial de Ginástica Artística 2014 – Final por equipes feminina
8 de outubro de 2014O Brasil terminou a final por equipes masculina do Mundial em 6º lugar e melhorou uma posição em relação à fase classificatória. A equipe conseguiu superar a Alemanha, que ficou na última colocação, e continuou à frente da Suíça.
Sérgio Sasaki teve a melhor nota do dia no salto, 15.566, Zanetti teve a 3ª melhor nota nas argolas, 15.633, e Diego Hypólito teve a 5ª melhor nota no solo, 15.633. No individual geral, Sasaki foi o 2º melhor do dia, com 89.032. Essa nota de Sasaki na classificatória o colocaria na quarta posição.
Os únicos erros aparentes que o Brasil teve foi com Sasaki no solo, uma dedução de 0.3 na nota final provavelmente ocasionada pela saída do limite do aparelho, e com Francisco Barreto na barra fixa, que pela nota E de 7.2 demonstra que ele pode ter tido uma queda. Mesmo com esses pequenos erros o Brasil teve uma excelente participação de todos os atletas.
Agora o momento é de comemoração e aprendizado. Comemoração pelo resultado histórico e aprendizado com as falhas que houveram, para que no ano que vem a equipe continue entre as 8 melhores do Mundo. O Brasil ainda compete as finais do individual geral, com Sérgio Sasaki e Arthur Nory, solo com Diego Hypólito, argolas com Zanetti e salto com Sasaki, com chances de medalhas em todos aparelhos e uma chance menor, mas ainda existente, de uma medalha para Sasaki na final do individual geral.
Que esse Mundial seja não apenas um marco histórico para a nossa ginástica, mas o começo de um caminho de sucesso que a equipe do Brasil começa a trilhar. Que hajam mais investimentos, reconhecimentos e que a atenção nas categorias de base não seja perdida. Sucesso é o que desejo!
Foto: Ricardo Bufolin / CBG