Em Toronto, Brasil fica com o bronze na final por equipes feminina
12 de julho de 2015Em amistoso juvenil, equipe feminina do Brasil termina em 4º
13 de julho de 2015O ginasta Caio Souza atuou de forma excelente na final individual geral dos Jogos Pan-Americanos. Sem nenhum erro grande e que prejudicasse suas notas, série após série o ginasta se apresentou como um grande competidor, nessa competição que teve o americano Sam Mikulak como campeão, o cubano Manrique Larduet com a prata e o colombiano Josimar Calvo com o bronze.
Na segunda rotação, logo após as séries de solo e cavalo com alças, Souza esteve na primeira colocação. E continuou entre os primeiros até o final, quando finalizou sua série de barra fixa. Entre todos os competidores, foi o melhor no solo. Sua melhor nota foi na paralela, um 15.250. Levando em consideração uma competição por equipes, sem dúvidas teria todas as suas notas contadas. Finalizou a competição com 88.850 e se firma com o segundo melhor ginasta individual geral do país.
Lucas Bittencourt também esteve entre os primeiros colocados e terminou em 9º com 82.750. Lucas é muito limpo, passou bem pelo cavalo com alças, argolas e salto. A partir da paralela, onde teve uma queda, ficou um pouco abalado e não conseguiu segurar o restante da competição. Apesar dos erros foi uma bela participação do ginasta, que atuou muito bem na competição por equipes, se firmando como uma boa escolha para o Brasil esse ano.
Sam Mikulak teve uma queda no cavalo com alças, aparelho que também derrubou Josimar Calvo, Manrique Larduet e Donnell Whittenburg. Sam Mikulak ainda tomou um susto na saída da barra fixa, quase colocando seu ouro em risco. Josimar recuperou sua queda e seus passos na chegada no salto com duas notas altíssimas, ambas nas barras: um 15.900 na paralela e um 15.750 na barra fixa, Larduet também foi muito bem nas barras, mas teve sua nota de barra fixa vaiada pela torcida que acreditava que ele merecia o ouro: finalizada a competição, apenas 0.050 separaram Mikulak e Larduet. Tirando as quedas, os 3 primeiros colocados ultrapassariam a marca de 90 pontos. Confira os resultados completos.
O resultado de hoje mostra como o Brasil cresceu na ginástica artística masculina, que desde o Mundial de 2002, quando Diego Hypólito esteve na final de solo, se firma ano após ano no cenário internacional. Sem esquecer e deixar de agradecer todos os ginastas que trilharam o caminho para que o Brasil chegasse até aqui, essa equipe não deveria ser mudada para o Mundial. Como ainda resta uma vaga para ser ocupada (no Mundial são 6), nos resta torcer para que Sérgio Sasaki esteja completamente recuperado e com suas séries prontas até outubro. Basta incluí-lo nessa equipe para que o sonho de uma equipe completa nas Olimpíadas se concretize, ainda esse ano, no Mundial.
Post de Cedrick Willian
Foto: Divulgação