Última parada antes dos Jogos
22 de junho de 2021Vanessa Ferrari garante vaga nos Jogos de Tóquio
26 de junho de 2021No primeiro dia de finais da Copa do Mundo de Doha já foi possível definir a classificação olímpica de quase todos os ginastas que faltavam. O masculino ficou completamente definido enquanto a definição completa do feminino vem amanhã, com Vanessa Ferrari (ITA) competindo por uma vaga no solo.
No solo masculino, finalizando em segundo tanto nessa final quanto no ranking, o espanhol Rayderley Zapata é o dono da vaga nesse aparelho. O israelense Artur Dolgopyat foi o campeão da competição e do ranking, mas já está classificado para os Jogos Olímpicos através do Mundial. A apresentação dele em Doha foi uma prévia do que provavelmente veremos em Tóquio: uma final em que ele e Zapata estejam presentes.
Oksana Chusovitina (UZB) recebeu uma medalha que veio como um presente de aniversário. Com 46 anos recém completados conquistou o ouro na prova de salto, que não valeu vaga olímpica pra ela e nem pra segunda colocada Coline Devillard (FRA), já que Jade Carey (USA) está em primeiro lugar nesse aparelho com pontuação e notas muito superiores.
Classificação olímpica à parte, na final de cavalo com alças o iraniano Saeedreza Kheika fez uma prova excelente, cumprindo praticamente todos os requisitos do aparelho com flairs muito bem executados e conquistando o ouro com 15,200. É uma pena saber que não veremos essa série em Tóquio.
Nas assimétricas, Rebeca Andrade conquistou o ouro com 14,500 e Lorrane dos Santos ficou em terceiro com 13,400. Melhoraram o desempenho das classificatórias mas ainda assim perderam uma ligação de 0,2 de bônus em suas séries, que teria deixado Lorrane em segundo lugar. O ouro de Rebeca acabou por colocá-la em segundo lugar no ranking, com um total de 75 pontos. A vaga desse aparelho já havia sido garantida pela chinesa Fan Yilin desde a Copa do Mundo de Baku no início do ano passado.
A expectativa final sobre a vaga olímpica do grego Eleftherios Petrounias, campeão olímpico em 2016, finalmente terminou: Petrounias se classificou para os Jogos Olímpicos, em primeiro lugar no ranking e com uma nota final de 15,500, a maior do ano. Enquanto isso, Arthur Zanetti fez uma prova excelente, dinâmica, sem pausas de descanso e com posições muito bem marcadas para a prata (14,933). A diferença visual da limpeza da série dele com a de Ibrahim Kolak (TUR), por exemplo, foi muito maior do que os menos de 2 décimos que os juízes deram. Talvez o fato de Kolak ter sido o último campeão mundial deu uma forcinha a mais na caneta do que nas próprias argolas.
Faltando apenas a definição no solo feminino, confira a lista dos últimos classificados olímpicos.
Masculino
Solo – Rayderley Zapata (ESP)
Cavalo com alças – Kohei Kameyama (JPN)
Argolas – Eleftherios Petrounias (GRE)
Salto – Jeahwan Shin (KOR)
Paralela – You Hao (CHN)
Barra fixa – Epke Zonderland (NED)
Feminino
Salto – Jade Carey (USA)
Assimétricas – Fan Yilin (CHN)
Trave – Urara Ashikawa (JPN)
Confira os resultados completos da competição.
NOTA: O texto foi atualizado após a lista oficial de classificados da FIG. No entendimento do blog, Weng Hao (CHN) se classificaria pelo cavalo com alças e Mitchel Morgans (AUS) pela paralela.
Texto de Cedrick Willian
Foto: FIG